Minas Gerais segue avançando na melhoria da malha viária. Nesta quinta-feira (11/9), o Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) e da Secretaria de Estado de Governo (Segov-MG), em parceria com a empresa Anglo American e a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, assinou a ordem de início para a recuperação de 44 quilômetros da MG-010. O trecho contemplado vai do município de Conceição do Mato Dentro até o distrito Mato Grosso, em Serro.
No projeto, estão previstas atividades para restauração do pavimento, correção de erosões, reforço de sinalização, otimização de sistemas de drenagem, entre outras melhorias infraestruturais. O valor do total do investimento é de cerca de R$ 60 milhões, divididos em partes iguais entre os parceiros.
Impacto para a região
Para o secretário de Estado de Governo (Segov-MG), Marcelo Aro, a obra trará inúmeros benefícios para a região.“Moradores sabem da importância da MG-010. São famílias que trafegam diariamente, agricultores que dependem dela, estudantes em busca de conhecimento, turistas que chegam atraídos pelas belezas da Serra do Espinhaço. Essa obra vai garantir mais segurança, dignidade e oportunidades para milhares de mineiros”.
“E nada disso seria possível sem a união do Governo de Minas, da Anglo American e da prefeitura. No fim das contas, governar é isso: somar forças, unir propósitos e colocar os interesses da população acima de tudo. Tenho muito orgulho de estar aqui em Conceição do Mato Dentro fazendo parte dessa conquista”, completou Aro.
Já o prefeito de Conceição Do Mato Dentro, Otacílio Neto Costa Mattos, reforçou que a obra é fruto de um trabalho integrado e estratégico entre a administração municipal, a Anglo American e o DER-MG, a partir do histórico Protocolo de Intenções.
“A recuperação da MG-010 vai muito além de infraestrutura: é mais segurança para quem trafega, mais oportunidades para o crescimento econômico e turístico e mais qualidade de vida para toda a população”, disse.
Participação do setor privado e execução das obras
Ana Cunha, diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Anglo American, pontuou que a empresa já aportou mais de R$ 420 milhões na região do Minas-Rio em infraestrutura viária.
“A recuperação de 44 quilômetros da MG-010 vai trazer inúmeros benefícios para a população local, turistas e demais usuários da via, incluindo mais segurança, incentivo ao desenvolvimento econômico, e melhoria da qualidade de vida. Essa é mais uma iniciativa que está alinhada ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, disse.
O diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, reforça que a melhoria de entregas e serviços por meio de parceria entre os setores público e privado é uma orientação da atual gestão, principalmente, em relação à infraestrutura rodoviária, como a recuperação do asfalto da MG-010.
“A recuperação funcional do pavimento deste trecho vai garantir mais rapidez e segurança no ir e vir, de modo direto e indireto, de aproximadamente 110 mil mineiros”, destacou.
As obras na rodovia estão previstas para serem iniciadas ainda este mês e deverão durar um ano e meio. No período, o trânsito no local seguirá liberado, com possibilidade de “pare e siga” em determinadas etapas das obras, em que o fluxo de veículos será paralisado e liberado de maneira alternada entre os sentidos de tráfego.