O rádio ultrapassa as redes sociais, vídeos online, dispositivos de TV conectados à internet e TV tradicional
A Nielsen divulgou os dados referentes a 2023 sobre o alcance de rádio perante a TV e outros formatos de mídia nos Estados Unidos. Em 2022, o público total do rádio AM/FM ultrapassou o da televisão pela primeira vez na história. A vantagem que era de 3% em 2022 aumentou para 12% em 2023.
Este é o resultado da pesquisa de audiência para a faixa etária 18-49 anos, onde o rádio alcança 40% a mais de pessoas que a TV e conta com um tempo médio semelhante de pouco mais de uma hora diária.
A pesquisa da Nielsen do terceiro trimestre de 2023 mostra que o rádio AM/FM continua sendo o meio de comunicação mais difundido nos EUA, ultrapassando as redes sociais, vídeos online, dispositivos de TV conectados à internet e TV tradicional entre adultos com 18 anos ou mais. Especialmente entre o público de 18 a 49 anos, o rádio AM/FM compartilha o primeiro lugar com as redes sociais em alcance semanal, superando vídeos online e dispositivos de TV conectada, com a TV tradicional ocupando o quinto lugar.
Já na TV, o apelo entre o público de 18 a 49 anos diminuiu significativamente, com uma queda de 29% no alcance semanal e uma diminuição de 62% no tempo médio diário desde 2018.
Outro detalhe importante da análise é de que a audiência de rádio AM/FM não se limita aos “horários de pico” tradicionais, com 59% da escuta ocorrendo fora desses períodos. As horas do meio-dia atraem o maior número de ouvintes, desfazendo o mito de que os horários de pico dominam o engajamento com o rádio.
*Informações: Audio Active
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