Essa decisão de retirar o Ronald das mídias, ocorreu devido uma série de incidentes envolvendo pessoas vestidas como palhaços de maneira intimidadora, um fenômeno que começou nos Estados Unidos e rapidamente se espalhou para outros países. Esses eventos alarmantes levaram à ação policial.
Além disso, geraram preocupações de segurança, com o McDonald’s citando o “clima atual em relação a avistamentos de palhaços nas comunidades” como razão para a pausa nas atividades de Ronald em eventos comunitários.
O afastamento de Ronald McDonald também veio em um momento em que crescia o escrutínio sobre o impacto da publicidade de alimentos não saudáveis para crianças. Assim, críticos argumentavam que o palhaço incentivava o consumo de junk food entre o público infantil, contribuindo para problemas de saúde.
Em 2011, um grupo de 550 médicos chegou a fazer um apelo público por meio de anúncios em jornais, solicitando que o McDonald’s interrompesse a promoção de alimentos não saudáveis para crianças, destacando a preocupação com as crescentes taxas de doenças infantis relacionadas à dieta.
Apesar de sua diminuição nas campanhas publicitárias e eventos do McDonald’s, o legado de Ronald McDonald permanece vivo por meio de seu trabalho filantrópico com a Ronald McDonald House Charities UK. Além disso, a organização continua a oferecer apoio vital para famílias de crianças gravemente doentes, fornecendo um “lar longe de casa”.
Isso permite que as famílias permaneçam perto de seus filhos durante tratamentos hospitalares, oferecendo conforto e suporte nos momentos mais desafiadores.
Essa importante faceta do trabalho de Ronald McDonald destaca um legado que vai além do mundo dos fast-foods, tocando a vida de muitas famílias em circunstâncias difíceis.