O número de megablocos autorizados para desfilar em 2024 é recorde, tendo subido de oito para dez. “São blocos que a gente identificou que cresceram de tamanho nos lugares onde desfilavam e achamos por bem levá-los para o circuito de megablocos”, explicou o presidente da Riotur.
São eles: Carrossel de Emoções, Chá da Alice, Bloco da Gold, Bloco da Lexa, Chora Me Liga, Cordão da Bola Preta, Fervo da Lud, Bloco da Anitta, Bloco da Favorita e Monobloco. Este ano traz uma novidade, que é a volta da cantora Preta Gil, após tratamento médico, que receberá uma homenagem ao seu Bloco da Preta, durante o desfile do Bloco da Favorita.
Entre os ajustes realizados pela prefeitura carioca em 2024 para a logística da festa está o aumento dos desfiles no centro da cidade. Serão 128 este ano, contra 119, em 2023.
A programação dos grandes desfiles terá início no dia 20 deste mês, três semanas antes do carnaval, com show do Carrossel de Emoções. O período com a maior concentração de blocos será entre 7 e 14 de fevereiro, com 244 desfiles.
Veja o calendário dos megablocos:
- Carrossel de Emoções – 20/1 – Sábado (três semanas antes do carnaval)
- Bloco Chá da Alice – 21/1 – Domingo (três semanas antes do carnaval)
- Bloco da Gold – 27/1 – Sábado (duas semanas antes do carnaval)
- Bloco da Lexa – 28/1 – Domingo (duas semanas antes do carnaval)
- Bloco Chora Me Liga – 3/2 – Sábado (uma semana antes do carnaval)
- Bloco da Preta – 4/2 – Domingo (uma semana antes do carnaval)
- Cordão do Bola Preta – 10/2 – Sábado de carnaval
- Fervo da Lud – 13/2 – Terça-feira de carnaval
- Bloco da Anitta – 17/2 – Sábado pós-carnaval
- Monobloco – 18/2 – Domingo pós-carnaval