Por Oliveira Lima
Futebol entre seleções pela América do Sul começou apenas 16 anos após a chegada do esporte, vindo da Inglaterra e Escócia, bem no comecinho do século XX. O Uruguai, que se tornaria uma das maiores seleções do mundo naquele tempo ganhou as duas primeiras edições, batendo os argentinos, tanto na primeira edição em 1916, quanto na segunda em 1917. Estava aberta uma das competições disputadas por seleções mais importantes do mundo. Tornou-se o mais antigo do planeta após os Jogos Olímpicos de Londres em 1948, pois a partir daí, o futebol olímpico ganhou ares de amador, por conta do seu lema, denominado “espírito olímpico” e também em 1984, quando o British Home Championship foi abolido.
De 1916 até 1967 era chamado de “Campeonato Sul-Americano de Futebol”. Foi paralisado durante oito anos por conta dos regimes políticos impostos no continente sul-americano. Voltou em 1975 como nome atual de “Copa América”, mas sem muito apoio popular e das confederações nacionais. Por questões esportivas e principalmente financeiras, desde 1993 há convites para seleções da América do Norte e Central e até mesmo da Ásia. Assim são 12 seleções, sendo10 da América do Sul e mais duas convidadas. México e mais uma outra, que já foi até mesmo o Japão.
Copa América já foi interrompida e até mesmo paralisada por várias vezes e vários motivos, como a briga entre as confederações uruguaia e argentina ,sempre por questões políticas, mas não foi interrompida durante a “Segunda Grande Guerra Mundial” entre 1939 e 1945. E por falar em Paz, somente em 1975 é que a CONMEBOL, conseguiu apaziguar os países participantes.
E o que chama a atenção é o intervalo entre as edições. No começo era todo ano de 1916 até 1929. Parou por 6 anos, devido à Grande Crise Mundial. Passou a ser disputada de dois em dois anos, de três em três e até de quatro em quatro. Este balanço veio até 2016, com o intervalo entre a penúltima e a última de dois anos. Agora a entidade estuda realizá-la de quatro em quatro anos, para atender o calendário da FIFA. E mais; com as participações de seleções das outras duas Américas, Norte e Central, pra fazer valer de verdade o nome da competição: Copa América. Ou seja, o torneio de seleções mais antigo do mundo ,somente agora 105 anos depois vai ganhando ares de organização.