Por Oliveira Lima
Depois de vencer de forma brilhante o clássico contra o Cruzeiro, o América emperrou diante do Villa Nova, num 0x0 amarrado no Independência. Ganhou 1 pontinho, mas viu Cruzeiro vencer o Democrata por 3×1 e o Tombense golear o Patrocinense por 4×0. A distância de 3 pontos sobre o Cruzeiro caiu para apenas 1, já o Tombense encurtou para 2. Vale a primeira colocação geral da fase classificatória do Mineiro. Este 1º colocado tem vantagens de jogar tanto as semifinais quanto as finais por empates em pontos e saldo de gols e ainda decidir tudo em casa.
E traduzindo estas vantagens, é só lembrar que o time em 1º vira campeão se:
1) Se não tomar gol nos 4 jogos,
2) Se empatar os 4 jogos,
3) Se vencer um jogo e perder outro com o mesmo saldo de gols em cada fase.
Hoje esta condição é do América com 14 pontos, apertado pelo Cruzeiro com 13 e Tombense com 12. O Galo vem atrás com 10. Eis a situação de cada time, faltando só duas rodadas:
AMERICA: único que depende só de si. Basta vencer o clássico contra o Galo em casa e depois o Tombense fora.
CRUZEIRO: Vencer Pouso Alegre em Uberlândia e o Uberlândia em casa e o América empatar um dos seus jogos.
TOMBENSE: Ganhar do Villa fora e América em casa e secar o Cruzeiro em pelo menos um empate.
ATLETICO: Ganhar do América e do Ipatinga em casa e ainda o jogo América x Tomense terminar empatado e o Cruzeiro não vencer seus dois jogos.
Vale lembrar que teremos dois confrontos diretos: América x Atlético e América x Tombense. Vantagem americana, pois pode matar dois concorrentes. A situação complicada é a do Galo, último dos quatros postulantes e assim fica nas mãos dos três primeiros.