O América precisou voltar a Campinas para vencer novamente fora de casa. Quatro meses depois de bater o Guarani, o Coelho fez 2 a 0 na Ponte Preta na noite desta terça-feira, no Estádio Moisés Lucarelli, para ganhar pela segunda vez como visitante na Série B do Brasileiro. Adson, no primeiro tempo, e Jonathas, no fim da etapa final, fizeram os gols da partida. Elvis perdeu um pênalti para a Macaca quando o placar estava 1 a 0.
Uma chance clara de Dodô, logo aos dois minutos, deu a impressão que a Ponte tomaria a iniciativa do jogo. Mas o América assumiu o controle das ações no decorrer do primeiro. Depois de levar perigo em cruzamento aos 17 mim e depois em cabeçada de Éder, aos 24 minutos – ambos os lances defendidos por Pedro Rocha, o Coelho envolveu a defesa alvinegra em troca de passes na entrada da área até Adson receber livre e tocar na saída de Pedro Rocha para abrir o placar, aos 34.
O jogo ficou aberto no segundo tempo, com oportunidades claras para os dois lados. As duas principais aconteceram aos 14 minutos, quando, no mesmo lance, Gabriel Novaes parou em defesa de Elias e na sequência Elvis perdeu o rebote na pequena área, com Marlon salvando em cima da linha. Do lado do América, Juninho teve a chance de ampliar, aos 19, mas a cabeçada foi para fora. A Macaca ainda levou perigo com Emerson Santos e Dodô antes de ter um pênalti a favor após o VAR chamar. Mas Elvis bateu mal, e Elias defendeu, aos 35. Custou caro para a Ponte. Em contra-ataque fulminante aos 40, Jonathas ampliou a vantagem e definiu o jogo em Campinas. Ainda teve tempo para Gabriel Risso ser expulso com cartão vermelho direto por entrada dura em Juninho.
Com o resultado, o América conquistou o segundo triunfo seguido e colou no G-4, chegando aos 44 pontos, a dois da zona de acesso. Já a Ponte sofreu a quarta derrota seguida em casa e completou o quinto jogo sem vencer como mandante. Estacionada nos 32 pontos, a Macaca segue ameaçada pela degola – a diferença é de três pontos.
A Ponte volta a campo na segunda-feira, contra o líder Novorizontino, às 21h, fora de casa. Já o próximo desafio do América está marcado para domingo, quando tem pela frente o ameaçado CRB, às 16h, em Maceió.