Por Oliveira Lima
Fundado em 1912, América Mineiro é um dos times mais antigos de Minas Gerais, com um título que só igual outro brasileiro tem: Somente América em Minas e o ABC, no Rio Grande do Norte, são dez vezes campeões de forma seguida, o famoso Deca. Dos 16 títulos estaduais do Mecão, 10 foram de 1916 a 1925.Depois disso só 6 vezes levantou o caneco. Nos últimos 97 anos, o grito saiu apenas 6 vezes, em ciclos interessantes; anos a fio entre uma conquista e outra; Primeiro hiato, 23 anos, logo após o Deca: Vieram esperas que duraram 9 anos, depois 14,outro ciclo gigante de 22 anos, seguidos de 8 e 15 anos. O atual tem duração de 7 anos.
E neste espaço o América cresceu muito, se organizou: visitou mais vezes a Série A Brasileira, jogou Copa Libertadores e Sul-Americana e chegou seguidamente às oitavas,, quartas e semifinais da Copa do Brasil. Ainda é um clube formador de jogadores, mas já adotou faz tempo a política de comparar jogadores já adultos. Já revelou craques Campeões do Mundo, como Tostão e Gilberto Silva e outros craques como Eder Aleixo, Palhinha, Fred, Danillo, Richarlisson, dentre outros. Mas já comprou muita gente, como o meia Juninho, 400 jogos com a camisa americana, o que mais jogou na historia do clube.
Já com um ciclo de 7 anos de seca, América quer o caneco deste ano. Seria também o menor hiato entre as conquistas mineiras da sua história. Se ganhar agora, a foto do time de 2016 será guardada. Caso contrário ela ficará pelo menos por mais um ano como atual: Tudo depende do time do jovem técnico Cauan de Almeida. O time de 2016 quebrou um tabu de 15 anos sem ser campeão mineiro; Empate de 1×1 contra o Galo, América levantava pela última vez o caneco: João Ricardo/ Alisson, Sueliton e Artur/ Danilo, Claudinei, Leandro Guerreiro, Rafael Bastos e Bryan/ Osmam e Victor Rangel, do técnico Givanildo Oliveira.