Com um time quase todo reserva, o Atlético foi até o Morumbis e saiu derrotado por 2 a 0 para o São Paulo, na rodada 21 do Campeonato Brasileiro. O Galo teve um ataque completamente inofensivo e viu o Tricolor Paulista vencer com gols de Pablo Maia e Gonzalo Tapia. O Alvinegro soma apenas uma vitórias nas últimas sete rodadas da competição.
Com 10 desfalques e uma maratona de jogos, além de um clássico pela Copa do Brasil pela frente, Cuca optou por poupar quase todo o time atleticano. Sem Hulk e Cuello (suspensos), o ataque atleticano não conseguiu levar perigo ao São Paulo.
Com 24 pontos, o Atlético perdeu uma posição na rodada e caiu para 12°, começando a olhar mais para a parte de baixo da tabela, já que o Z4 (cinco pontos) está mais próximo do que o G6 (oito pontos) no momento. Vale lembrar que o Galo tem dois jogos a menos, contra Fortaleza e Sport, ambos em casa.
O Galo volta a campo na quarta-feira (27), no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, na Arena MRV. No Brasileiro, visita o Vitória no próximo domingo (31). O São Paulo, que não atua no meio de semana, também terá a Raposa como seu próximo adversário, no sábado (30), no Mineirão, pelo Brasileiro.
Mesmo com reservas, o Atlético começou com mais posse e controle do jogo, mas sem conseguir transformar isso em perigo para o gol são-paulino, já que o ataque com Rony e Jr. Santos foi inoperante. A partir dos 15 minutos, o São Paulo equilibrou mais o jogo e, na sequência, tomou as ações da partida.
Foi assim, inclusive, que o São Paulo abriu o placar. Aos 22 minutos, após troca de passes, Pablo Maia recebeu sozinho na entrada da área, onde caminhou e bateu no cantinho de Everson. Cinco minutos depois, em lance parecido, foi Bobadilla quem apareceu para finalizar, mas para fora. Aos 36, Ferreirinha parou em grande defesa de Everson após arrancar e finalizar ao invadir a área. O Galo chegou a empatar com Vitor Hugo aos 46, mas o zagueiro estava impedido e o gol foi anulado.
Apesar de atrás no placar, o Atlético se manteve inofensivo no segundo tempo. A melhor chance foi uma falta lateral que Gabriel Menino cobrou direto e obrigou Rafael a fazer boa defesa. O São Paulo controlou o jogo e produziu mais com a entrada de Luciano, aos 18 minutos.
Foi o camisa 10 do São Paulo que, primeiro, exigiu grande defesa de Everson. Minutos depois, aos 36, deu um lindo passe para Cedric cruzar para Tapia, sozinho, ampliar o placar. Já nos acréscimos, Scarpa ainda acertou o travessão de Rafael em cobrança de falta.
O São Paulo não deu a mínima para os desfalques do Atlético e conquistou a oitava vitória no Brasileirão. Jogando no Morumbis, o Tricolor venceu por 2 a 0, em jogo da 21ª rodada do campeonato, seguindo na cola por um lugar entre seis primeiros da tabela. Os donos da casa abriram o placar com Pablo Maia, aos 22 do primeiro tempo. O Atlético teve um gol anulado por impedimento, nos acréscimos da etapa inicial. Aos 35 do segundo tempo, Tapia fez o segundo do Tricolor. O triunfo fez o time de Hernán Crespo chegar a oito jogos de invencibilidade no Brasileirão. De quebra, ainda deu fim ao jejum do São Paulo de quase cinco anos sem vencer o rival mineiro. Entre suspensos, lesionados e jogadores poupados, o Galo utilizou uma formação alternativa, pensando no clássico com o Cruzeiro pela Copa do Brasil, e acabou perdendo a segunda seguida no Brasileirão.
Com o resultado, o São Paulo se mantém em sétimo lugar na tabela, com 31 pontos, mesma pontuação do Botafogo, quinto, e do Mirassol, sexto colocado. O Galo cai para a 12ª posição do campeonato, com 24 pontos e dois jogos a menos em relação à maioria dos concorrentes.
A vitória deste domingo acabou com o jejum do São Paulo de quatro anos e oito meses sem vencer o Atlético. A última vitória do Tricolor sobre o Galo foi em dezembro de 2020, quando o time comandando por Fernando Diniz venceu por 3 a 0 no Morumbis. Deste então a equipe paulista disputou 11 jogos diante do Atlético com seis vitórias alvinegras e cinco empates.