Por Oliveira Lima
Se o Atlético Mineiro vencer o Mineiro deste ano, será duplamente histórico. Primeiro por se tratar da segunda conquista de um “hexa” e depois pela dificuldade atual, para chegar à fase final da competição. Na conta do técnico Cuca, time terá que ganhar todos os seus jogos desta fase inicial, a partir do confronto diante do Villa Nova, já vencido neste final de semana. E mesmo assim terá que secar o Betim, que segue hoje com 1 ponto na frente. Galo tem Athetic, Cruzeiro e Itabirito pela frente, enquanto que o Betim enfrentará os frágeis Pouso Alegre e Vila Nova e por último ótimo Athetic. Se time do Cuca chegar às semifinais terá como adversários, Cruzeiro, América ou Athetic.
Ganhando o Mineiro fará história, pois ninguém até agora conseguiu tal feito: O Bi do Hexa. América, o Decampeão de 1916 à 1925 foi hexa em 1921. O Cruzeiro chegou perto nos anos 60, de 1965 a 1969, quando foi Penta. Hoje o Galo é Penta, domínio iniciado em 2020 e sequenciado até agora sob comando de Hulk. Há também o grande detalhe da crise do Cruzeiro, que durou de 2020 até ano atrasado.
A segunda maior sequência de conquista em Minas é do Galo: o hexacampeonato dos anos 80. Iniciou em 1978 e terminou em 1983, quando o time era comandado por Reinaldo, Luizinho, Cerezzo, Eder e Cia. Este time perde no ano anterior o título brasileiro para o São Paulo, num verdadeiro drama. Drama aliás que seguiu até fevereiro de 1978, quando perde a final do Mineiro de 1977(jogada somente no inicio do ano seguinte) para o Cruzeiro de Revétria.
Meses depois o Galo inicia seu reinado do Hexa, ganhando a edição de 1978 até 1983, com duas gerações: a de Reinaldo e Cia finalizando com Nelinho e Eder. Fecha o hexa em 1983, já com um time no fim da era daquele de 1980 e 81, que fora vice-campeão brasileiro. Um time em fase de transição, comandado pelo técnico caseiro Mussula, que ainda tinha o goleiro João Leite, o zagueiro Luizinho e o ponta Eder. Eis o time hexacampeão em 1983: João Leite, Nena, Luizinho, Fred e Jorge Valença/ Heleno, Toninho/ Formiga, Paulinho Kiss, Reinaldo 2º e Eder. Técnico Mussula.