Na tarde deste domingo (6), o Atlético-MG voltou a tropeçar no Campeonato Brasileiro ao empatar por 0 a 0 com o São Paulo, em jogo válido pela segunda rodada da Série A. No Mineirão, o Galo teve um desempenho irregular: começou com dificuldades de criação e só reagiu na etapa final, quando passou a pressionar intensamente, especialmente após a expulsão de Calleri. No entanto, parou nas mãos do goleiro Rafael, ex-Atlético, que garantiu o empate com defesas espetaculares.
O primeiro tempo foi pouco produtivo para o Atlético, que teve sérios problemas na construção ofensiva e praticamente não levou perigo ao gol são-paulino. O São Paulo, por sua vez, explorou com eficiência o lado esquerdo com Ferreira e chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. O Tricolor ainda teve boas chances com Marcos Antônio e Alan Franco, explorando os espaços entre as linhas do meio e defesa do Galo.
Cuca promoveu mudanças no intervalo ao colocar Rubens e Bernard, que melhoraram o desempenho alvinegro. O Atlético passou a dominar as ações, especialmente pelo lado esquerdo, e criou chances claras com Hulk, Scarpa e Lyanco. No entanto, esbarrou na grande atuação de Rafael, que salvou o Tricolor em pelo menos três oportunidades decisivas, incluindo uma cabeçada nos acréscimos de Júnior Santos.
A pressão atleticana aumentou depois da expulsão de Calleri aos 38 minutos do segundo tempo. Cuca tentou aproveitar a vantagem numérica com a entrada de Igor Gomes, mas o gol não saiu. Já nos minutos finais, o Atlético também perdeu Lyanco, expulso após segundo amarelo, encerrando o duelo com igualdade no número de jogadores.
Com o empate, o Atlético soma apenas um ponto e ocupa momentaneamente a 17ª colocação, entrando na zona de rebaixamento. O São Paulo, com dois pontos, aparece em décimo lugar.
Agora, ambos os clubes voltam as atenções para os torneios continentais. O Atlético recebe o Deportes Iquique-CHI, pela Copa Sul-Americana, na próxima quinta-feira (10), às 21h30, no Mineirão. Já o São Paulo enfrentará o Alianza Lima-PER, também na quinta, no Morumbis, pela Libertadores, no mesmo horário.
FICHA TÉCNICA
Atlético 0 x 0 São Paulo
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Data: 6 de abril de 2025
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Wagner Reway (ES)
Cartões amarelos: Lyanco (Atlético); Ferreira, André Silva, Calleri, Alan Franco (São Paulo)
Cartões vermelhos: Lyanco (Atlético); Calleri, técnico Zubeldía (São Paulo)
Gols: —
Atlético-MG:
Everson; Natanael (Saravia, 9′ 2ºT), Lyanco, Junior Alonso (Igor Gomes, 39′ 2ºT), Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Rubens, intervalo), Gustavo Scarpa; Cuello (Bernard, intervalo), Rony (Júnior Santos, 32′ 2ºT), Hulk.
Técnico: Cuca
São Paulo:
Rafael; Ferraresi, Arboleda, Alan Franco, Wendell (Enzo, 19′ 2ºT); Cédric Soares (Ruan, 48′ 2ºT), Alisson, Marcos Antônio, Ferreira (Lucas Ferreira, 24′ 2ºT); Luciano (Alves, 24′ 2ºT), André Silva (Calleri, 25′ 2ºT).
Técnico: Luis Zubeldía