Por Oliveira Lima
Com exceção do Botafogo, todos os demais clubes brasileiros ganharam a Copa Libertadores. Os últimos foram o Galo em 2013 e o Fluminense, ano passado. Os vencedores são: Três vezes o Santos, São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Grêmio. Cruzeiro e Inter duas vezes e uma vez levaram: Corinthians, Vasco, Atlético Mineiro e Fluminense. O Brasil ganhou as últimas cinco edições, duas com o Palmeiras e Flamengo e o Flu levou a última.
Detalhe é que de 2021 até hoje os grandes favoritos são três brasileiros Flamengo, Palmeiras , Atlético e o argentino River Plate. Desses quatro, dois confirmaram e foram até bicampeões: Palmeiras e Flamengo. Já River e o Galo ficaram pelo caminho, com o time argentino pelo menos fazendo a final em 2019 com o Flamengo. Já o Galo sempre ficou no Palmeiras. Desde 2021, caiu nas oitavas, quartas e semifinais.
Neste ano, ainda sob o comando do capitão Hulk, tenta superar o drama de não chegar à final, na tentativa de repetir o feito de 2013, quando levantou sua única Taça da Libertadores. Clube este ano tem elenco, o favoritismo e um técnico bastante promissor. Divide com dois brasileiros e um argentino o favoritismo para ganhar a Copa.
Com a taça do penta na mão, tem pela frente um calendário muito apertado e terá, queira ou não, que optar por uma das três competições encavaladas em 7 meses : Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e a Copa do Brasil. É impossível ganhar as três. E como fora campeão recentemente do Brasileiro e Copa do Brasil em 2021, o Galo vai sim priorizar(mesmo que não fale) a Libertadores, que não ganha há 11 anos. A torcida ainda sente o gosto de 2021, mas já tem saudades de 2013.