Por Oliveira Lima
Decretou-se que Flamengo, Palmeiras e Atlético, com orçamentos altos, fossem os times a ganharem tudo desde 2019, começando com o Flamengo de Jorge Jesus, e na sequência o Palmeiras de Abel Ferreira e em 2021 o Galo entra neste seleto grupo, sob o comando do técnico Cuca. Essa trinca ganhou Brasileiros, Libertadores e Copas do Brasil além de dominarem tudo em seus Estados.
O reinado dos três sofreu ameaça do Fluminense, que levou a Libertadores de 2023 e principalmente do Botafogo grande campeão brasileiro e Libertadores do ano passado. Dos três, quem rapou alguma coisa em 2024 foi o Flamengo que ganhou a Copa do Brasil em cima do Galo. Galo e Palmeiras não levaram nada. Galo alias que poderia ser o grande protagonista, pois chegou à final de duas das três principais competições, mas perdeu as duas copas: Libertadores para o Botafogo e Copa do Brasil para o Flamengo. Já o Palmeiras perdeu o Brasileirão para o Botafogo.
Atlético Mineiro de Gabriel Milito em 2024 priorizou as Copas, abandonou o Brasileiro e quase foi rebaixado. Foi um ano, o segundo consecutivo, que conquistou somente o Mineiro, muito também pela crise do Cruzeiro. Ano passado pro Galo já foi de contenção de gastos, com o time precisando de reforços, mas que não vieram todo que precisavam vir. Scarpa foi a grande contratação, já que Bernard ainda não deu certo e Deyverson chegou quase no final da temporada.
O 2025 é o ano de muitas mudanças no elenco e de sequência da politica de contenção de gastos. Os donos da SAF já avisaram que as contratações serão pontuais, ou seja: extremamente o necessário. Pra começar a SAF fez uma limpa no elenco, iniciando o ano com a saída de oito atletas: Não foram renovados os contratos de Alan Kardek, Mariano, Vargas e Zaracho. Foram emprestados o goleiro Mateus Mendes e o zagueiro Maurício Lemos. Vendidos Paulinho e Bataglia. Desses oito, dois titulares, três titulares/ reservas e três reservas.
Como saiu muita gente da frente, a maior carência é o ataque . hoje se reduzindo à Hulk e Deyverson, pois não se pode cobrar nada dos meninos da base. Diretoria já contratou Jr Santos, do Botafogo e teve negativa de Soteldo, mas sonha com Bruno Henrique. Clube tem um elenco muito bom do meio pra trás, e com mais dois atacantes e um meia de referência(quem?), certamente volta a brigar por títulos. Mas é preciso contratar urgentemente. E os donos do Galo sabem disso. Galo não pode completar três anos seguidos sem “ganhar” nada.