Por Oliveira Lima
A derrota para o Flamengo em casa por 4×2 praticamente selou a sorte do Galo no Brasileirão deste ano. Valia o clássico os chamados seis pontos, pois se tivesse vencido a diferença de 9 desceria para 6 e como o Atlético ainda tem um jogo a mais para fazer(contra o Grêmio) esta diferencia poderia cair para apenas 3 pontos., ou seja, ainda teria campeonato para Gabriel Milito.
Com a derrota a distância para o Flamengo,, que mais uma vez confirmou a liderança, aumentou para 12, e mesmo que o Galo vença seu jogo faltante, ficaria em 9, que mesmo assim teria que fazer uma campanha gigante daqui pra frente para alcançar o time carioca. Galo fecha a rodada mais uma vez na parte baixa da tabela ,com 18 pontos em 39 que disputou, ou seja, apenas 46% de aproveitamento, 20% menor que a média de um campeão.
Com um time recheado de reservas e às vezes até reserva de reserva e com gente na Copa América e no DM(chegou a ter 12 desfalques) e um elenco muito reduzido, o time vem sofrendo nos últimos jogos: apenas uma vitória nos últimos seis jogos, acumulando mais dois empates e com três derrotas. E mais ainda: demonstrou um desastre como mandante. Em 7 jogos, somente uma vitória, há dois meses e meio, com 4 empates e 2 derrotas, num aproveitamento de só 33%. Um time campeão geralmente faz 80% de aproveitamento em casa. Já fora de casa faz ótima campanha, com 6 jogos, com 3 vitórias, 2 empates e só uma derrota, num índice de 61%, acima da média de um campeão.
E no momento o Galo segue com muita gente no DM e com dois na Copa América, totalizando 8 desfalques, sendo 5 titulares. Elenco reduzido e com muitos garotos no banco é difícil esperar uma arrancada daquelas rumo ao título. Sendo assim, o Galo deixa de lado o título do Brasileirão e vai focar mesmo é na Copa Libertadores, que pra ele se reinicia em agosto, daqui um mês, quando vai pegar o San Lorenzo nas oitavas e se passa pega Flu ou Grêmio, dois times como ele mal das pernas. A sequência seria uma semi contra o River e uma final que poderá ser brasileira, contra São Paulo, Botafogo, Palmeiras ou Flamengo
E antes da Libertadores, o Galo tem ainda as oitavas da Copa do Brasil, já qualificado e esperando o sorteio. Jogos serão no final de julho e bem no comecinho de agosto, ou seja, antes da Libertadores. Até à Copa do Brasil e Libertadores, Galo terá no Brasileirão confrontos contra Botafogo, São Paulo, Juventude, Vasco, Athetico Paranaense e Corinthians, ou seja 6 jogos pensando principalmente na Liberta. Título Brasileiro fica em segundo plano.
Comentários 1