O ano de 2023 trouxe grandes evoluções às categorias de base do Galo. Desde organizações e padronizações de setores administrativos e técnicos, até a reinaguração de um campo na Cidade do Galo, e o retorno à disputa e conquista de competições internacionais.
Foram quatro títulos da categoria sub-15: Benfica Campus, em abril, com vitória sobre o América por 2 a 1; Copa 2 de Julho, no mês que nomeia a competição, com vitória sobre o Flamengo por 3 a 0; a BH Cup, em agosto, com vitória sobre o Botafogo por 2 a 0; e o Campeonato Mineiro, em novembro, com vitória sobre o Cruzeiro por 3 a 0. Já a equipe sub-16 conquistou a Surf Cup International, também em novembro, com vitória sobre o Atlético de Madrid por 5 a 4, nos pênaltis, após empate em 0 a 0.
Foto: Jhony PinhoFoto: Tiago Trindade / OneFotoFoto: Rafael LeandroFoto: Surf Cup International / DivulgaçãoFoto: Pedro Souza / Atlético
Nesta temporada, seis atletas alvinegros foram convocados para defender a Seleção Brasileira. O lateral-direito Vitor Gabriel, que compôs o elenco profissional em grande parte da temporada, acumulou convocações para a Seleção sub-17. Ele foi Campeão Sulamericano com o Brasil, em abril, e disputou a Copa do Mundo FIFA da categoria, em novembro. Quem também acumulou convocações e levantou troféu com a Seleção em 2023 foi o meio-campista Hendel, conhecido como Índio, ao conquistar o Quadrangular Internacional Sub-15, no Paraguai, em outubro. Outro alvinegro que disputou a Copa do Mundo FIFA Sub-17 foi o goleiro Pedro Cobra, além de também ter convocações para amistosos na temporada. Além de Índio, a Seleção sub-15 também convocou o meio-campista Gutte e o atacante Assef para amistosos no Uruguai, em agosto.
Foto: Renan Camargo / CBFFoto: Lesley Ribeiro / CBFFoto: Renan Camargo / CBFFoto: Celo GilFoto: Rafael Ribeiro / CBFFoto: Lesley Ribeiro / CBF
A utilização de atletas oriundos da base no elenco profissional teve número expressivo em 2023. Dos 32 atletas que terminaram o ano na equipe de cima, 10 são Crias do Galo: Gabriel Delfim, Matheus Mendes, Vitor Gabriel, Jemerson, Rômulo, Rubens, Paulo Vitor, Alisson, Cadu e Isaac. Dos oito jogadores que deixaram o Galo durante o ano, dois eram formados nas categorias de base e renderam valores sifnificativos aos cofres do clube: Nathan Silva e Calebe.
Em 2023, cinco Crias do Galo estrearam na equipe profissional: o lateral-direito Vitor Gabriel, na vitória sobre o Democrata-SL por 3 a 0, em fevereiro, no Independência, pelo Campeonato Mineiro; o meio-campista Paulo Vitor, na vitória fora de casa sobre o Cuiabá por 4 a 0, em maio, pelo Brasileirão; o meio-campista Alisson, no duelo contra o Corinthians, em julho, no Mineirão, pelo Brasileirão; o atacante Cadu, na vitória sobre o Alianza Lima por 2 a 0, em maio, no Independência, pela Copa Libertadores; e o atacante Isaac, no duelo contra o Libertad, em abril, no Mineirão, pela Copa Libertadores.
Foto: Pedro Souza / AtléticoFoto: Pedro Souza / AtléticoFoto: Pedro Souza / AtléticoFoto: Pedro Souza / AtléticoFoto: Pedro Souza / Atlético
No âmbito de captação e iniciação, tivemos a criação da parceria com a DSFootball, aplicativo para o envio de vídeos que servem como triagem para a realização de testes; o surgimento da Academia de Futebol do Galo, rede de escolinhas licenciadas do clube que acompanham a metodologia usada nas categorias de base; o aumento no número de captadores nacionais; a criação de mais categorias de iniciação e a retomada na participação em torneios de futsal.
Em estrutura, o Galo investiu na criação de salas para comissões técnicas, reorganização da área administrativa, melhoria na comunicação visual dentro do prédio da base, padronização de uniformes e documentação de atletas e melhoria nos campos de grama natural, além da transformação do Campo 3 em grama sintética.
Foto: Bruno Sousa / AtléticoFoto: Bruno Sousa / AtléticoFoto: Bruno Sousa / Atlético
Já em metodologia, o Atlético implantou reuniões semanais nesta temporada com processos de gestão e avaliação de atletas, tanto no dia a dia de treinos quanto em jogos; a criação da ficha de acompanhamento e feedback dos processos de jogo e a elaboração da ferramenta de avaliação do atleta.
O Clube Atlético Mineiro trabalha em busca da excelência na formação de atletas, visando sempre o fortalecimento da nossa equipe e, cada vez mais, o reconhecimento de ser há tantos anos um dos maiores clubes formadores do país.
Números gerais de 2023 por categoria
SUB-15
47 jogos: 35 vitórias, 8 empates e 4 derrotas. 117 gols marcados e 26 gols sofridos. Saldo: +91. 80% de aproveitamento.
Artilheiros: João Teixeira (22 gols); Cauã Soares (14 gols); Mosquito e Gutte (10 gols); Índio (9 gols); Mathias (8 gols); Luizão (7 gols); Assef (4 gols); Riquelme e Vitinho (3 gols); Bruninho, Rafael, Fábio, Pascini, Tavares, Vitão, Juan, Sion e Talisson Muniz (2 gols); Xavier, Samuel Deus, Pedrinho, Luiz Peu, Arthur, João Lucas, Marcão e Madeira (1 gol).
Gols contra: 1
No Mineiro Sub-15
20 jogos: 16 vitórias, 3 empates e 1 derrota. 53 gols marcados e 12 gols sofridos. Saldo: +41. 85% de aproveitamento.
O Galo terminou a primeira fase em 2º lugar, com 35 pontos. Nas quartas de final, eliminou o Boston City. Na semifinais, eliminou o Betim. Na decisão, título em cima do Cruzeiro.
Artilheiros: João Teixeira (10 gols); Mosquito e Cauã Soares (7 gols); Gutte (5 gols); Índio e Mathias (4 gols); Luizão e Riquelme (3 gols); Bruninho, Tavares e Assef (2 gols); Fábio, Pedrinho, Luiz Peu e Pascini (1 gol).
Na BH Cup Sub-15
5 jogos: 3 vitórias e 2 empates. 12 gols marcados e 2 gols sofridos. Saldo: +10. 73% de aproveitamento.
O Galo foi campeão invicto da competição vencendo o Botafogo na decisão, por 2 a 0, com gols de João Teixeira e Gutte.
Artilheiros: João Teixeira (4 gols); Cauã Soares e Gutte (2 gols); Assef, Índio, Mathias e Mosquito (1 gol).
Na Copa 2 de Julho Sub-15
8 jogos: 7 vitórias e 1 empate. 23 gols marcados e 3 gols sofridos. Saldo: +20. 92% de aproveitamento.
O Galo foi campeão invicto da competição vencendo o Flamengo na decisão, por 3 a 0, com gols de Xavier, João Teixeira e Vitão.
Artilheiros: João Teixeira (6 gols); Gutte (3 gols); Rafael, Mathias e Índio (2 gols); Cauã Soares, Mosquito, Assef, Fábio, Pascini, Xavier e Vitão (1 gol).
Gol contra: 1 gol.
Na Benfica Campus Sub-15
4 jogos: 3 vitórias e 1 empate. 7 gols marcados e 3 gols sofridos. Saldo: +4. 83,33% de aproveitamento.
O Galo foi campeão invicto da competição vencendo o América-MG na decisão, por 2 a 1, com gols de João Teixeira e Índio.
Artilheiros: Índio (2 gols); João Teixeira, Samuel Deus, Luizão, Vitão e Cauã Soares (1 gol).
Na Nike Premier Cup Sub-15
4 jogos: 2 vitórias e 2 derrotas. 6 gols marcados e 3 gols sofridos. Saldo: +3. 50% de aproveitamento.
O Galo foi eliminado no Grupo D e venceu o América-MG na partida que definiu a classificação final da equipe na competição: 13º.
Artilheiros: Cauã Soares (3 gols); João Teixeira, Mosquito e Mathias (1 gol).
Na Copa Brasileirinho Sub-15
6 jogos: 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. 16 gols marcados e 3 gols sofridos. Saldo: +13. 72% de aproveitamento.
O Galo se classificou em 1º do seu grupo, com 10 pontos. Na 2ª fase, eliminou o Funorte. Nas oitavas de final, foi eliminado pelo América-MG.
Artilheiros: Vitinho e Luizão (3 gols); Juan, Sion e Talisson Muniz (2 gols); Arthur, João Lucas, Marcão e Madeira (1 gol).
SUB-16
26 jogos: 14 vitórias, 10 empates e 2 derrotas. 72 gols marcados e 19 gols sofridos. Saldo: +53. 66% de aproveitamento.
Artilheiros: João Teixeira, Vinicius Viana e João Maciel (7 gols); Kawê e Vinicinho (6 gols); Henriques e Gutte (5 gols); Cauã Soares (4 gols); Yann Neves, Luiz Henrique e Pardinho (3 gols); Eduardo Tubin e Pascini (2 gols); Fabrício Soares, Yan Feres, Caio, Arthur Bernardo, Davi, Kauã Rodrigo, Bahia, Vitão, João Vilela, Mosquito e Xavier (1 gol).
Gol contra: 1 gol.
Na Surf Cup International Sub-16
7 jogos: 5 vitórias e 2 empates. 30 gols marcados e 1 gol sofrido. Saldo: +29. 81% de aproveitamento.
O Galo terminou a primeira fase na liderança do Grupo C, com 9 pontos. Nas oitavas de final, eliminou o Sedavi-ESP. Nas quartas de final, eliminou o IDA Valencia-ESP. Na semifinais, eliminou o Granada-ESP. Na decisão, título em cima do Atlético de Madrid.
Artilheiros: João Teixeira (7 gols); Gutte (5 gols); Kawê e Cauã Soares (4 gols); Vinicinho, Yann Neves e Pascini (2 gols); Vitão, João Vilela, Mosquito e Xavier (1 gol).
Na Copa Brasileirinho Internacional Sub-16
8 jogos: 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota. 23 gols marcados e 6 gols sofridos. Saldo: +17. 71% de aproveitamento.
O Galo terminou a primeira fase na liderança do seu grupo, com 12 pontos. Nas oitavas de final, eliminou o Soccer Trainer. Nas quartas de final, eliminou o Democrata-SL. Nas semifinais, eliminou o América-RJ. Na decisão, foi superado pelo Santos.
Artilheiros: Vinicius Viana (6 gols); João Maciel (4 gols); Henriques e Luiz Henrique (3 gols); Pardinho e Kawê (2 gols); Fabrício Soares, Eduardo Tubin e Yan Feres (1 gol).
Na Benfica Campus Sub-16
3 jogos: 1 vitória e 2 empates. 9 gols marcados e 5 gols sofridos. Saldo: +4. 55% de aproveitamento.
O Galo terminou em 3º no Grupo B. Na disputa pelo 5º lugar, venceu o América-TO.
Artilheiros: Henriques e Vinicinho (2 gols); Caio, Arthur Bernardo, Davi, Vinicius Viana e Pardinho.
Na Brasil Soccer Cup Sub-16
4 jogos: 1 vitória, 2 empates e 1 derrota. 4 gols marcados e 4 gols sofridos. Saldo: 0. 41% de aproveitamento.
O Galo terminou em 2º no Grupo B, com 5 pontos. Nas quartas de final, foi eliminado pelo Boavista-RJ.
Artilheiros: Eduardo Tubin, João Maciel, Vinicinho e Kauã Rodrigo (1 gol).
Na Copa Gramado Laghetto Sub-16
4 jogos: 2 vitórias e 2 empates. 6 gols marcados e 3 gols sofridos. Saldo: +3. 66% de aproveitamento.
O Galo terminou na liderança do Grupo B, com 7 pontos. Nas semifinais, foi eliminado pelo Internacional, nos pênaltis.
Artilheiros: João Maciel (2 gols); Bahia, Vinicinho, Yann Neves e Gol contra (1 gol).
SUB-17
37 jogos: 18 vitórias, 8 empates e 11 derrotas. 71 gols marcados e 67 gols sofridos. Saldo: +4. 56% de aproveitamento.
Artilheiros: Iseppe (21 gols); Kawê (11 gols); Louback (6 gols); Eduardho Keder, Isaque Araújo, Juliano, Hugo Rocha e Kauã Rodrigo (3 gols); Lucas Souza, Isac Miranda e Pedrinho (2 gols); Bruninho, Bahia, Marcos Vinícius, Luke, Gustavo, Luis Gustavo, João Vilela, Arthur Bernardo, Thiago e Bruno Henrique (1 gol).
Gols contra: 2 gols.
No Mineiro Sub-17
18 jogos: 10 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. 27 gols marcados e 18 gols sofridos. Saldo: +9. 63% de aproveitamento.
O Galo terminou a primeira fase em 3º lugar, com 31 pontos. Nas quartas de final, eliminou o Athletic. Foi eliminado nas semifinais para o Cruzeiro.
Artilheiros: Kawê (6 gols); Iseppe (4 gols); Juliano, Hugo Rocha e Lucas Souza (2 gols); Luke, Isac Miranda, Eduardho Keder, Gustavo, Bruno Henrique, João Vilela, Arthur Bernardo, Thiago, Kauã Rodrigo, Pedrinho (1 gol).
Gol contra: Gu (Varginha EC)
No Brasileirão Sub-17
9 jogos: 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. 21 gols marcados e 21 gols sofridos. Saldo: 0. 51% de aproveitamento.
O Galo foi o 5º colocado do Grupo A, com 14 pontos. A equipe não conseguiu a classificação pelos critérios de desempate.
Artilheiros: Iseppe (12 gols); Louback (3 gols); Isaque Araújo (2 gols); Pedrinho, Isac Miranda e Kawê (1 gol).
Gol contra: Rafa (Corinthians).
Na Copa do Brasil Sub-17
5 jogos: 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. 12 gols marcados e 13 gols sofridos. Saldo: -1. 46,66% de aproveitamento.
O Galo chegou até as quartas de final; foi eliminado pelo Athletico-PR.
Artilheiros: Iseppe (5 gols) Kawê (4 gols), Luis Gustavo, Louback e Isaque Araújo (1 gol).
Na Copa Galo Sub-17
5 jogos: 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. 11 gols marcados e 15 gols sofridos. Saldo: -4. 46% de aproveitamento.
O Galo terminou em 3º no Grupo A, com 7 pontos, e deixou a competição.
Artilheiros: Eduardho Keder, Louback e Kauã Rodrigo (2 gols); Marcos Vinícius, Hugo Rocha, Bahia, Bruninho e Juliano (1 gol).
SUB-20
32 jogos: 20 vitórias, 6 empates e 6 derrotas. 69 gols marcados e 33 gols sofridos. Saldo: +36. 69% de aproveitamento.
Artilheiros: Isaac (19 gols); Cadu, Vitinho e Yan (6 gols); Athyrson (5 gols); Caio Ribas, Daniel Borges, Berê e Caio Maia (3 gols); Pedro Amarante, João Rafael e Alisson (2 gols); Iseppe, Júlio César, Zé Phelipe, Victor Lopes e Kauan (1 gol).
Gols contra: 4 gols
Atletas com presença no elenco profissional do Atlético em 2023
Alisson – Relacionado para jogos da Libertadores e do Brasileirão em 2023. Fez sua estreia no duelo contra o Corinthians, pelo Brasileirão 2023, no Mineirão.
Cadu – Relacionado para jogos do Mineiro, da Libertadores, do Brasileirão e da Copa do Brasil em 2023. Fez sua estreia no duelo contra o Alianza Lima-PER, no Independência.
Isaac – Relacionado para jogos do Mineiro, do Brasileirão, da Libertadores e da Copa do Brasil em 2023. Fez sua estreia no duelo contra o Libertad-PAR, no Mineirão.
Paulo Vitor – Relacionado para jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil em 2023. Fez sua estreia no duelo contra o Cuiabá, na Arena Pantanal.
Rômulo – Relacionado para jogos no Brasileirão 2023.
Vitor Gabriel – Relacionado para jogos do Mineiro e da Libertadores em 2023. Fez sua estreia no duelo contra o Democrata-SL, no Independência.
Atletas com presença no elenco profissional de outros clubes em 2023
Berê – Desde 2021 era presença frequente entre os profissionais do Boavista-RJ; disputou Série D, Copa Rio e Cariocão.
Gabriel Pfeifer – Relacionado para um jogo do Carioca em 2023, quando atuava pelo Vasco.
Jadson – Relacionado para jogos do Mato-Grossense em 2023, quando atuava pelo Cuiabá. Fez sua estreia no duelo contra o Nova Mutum, fora de casa.
Leandro Rodríguez – Disputou 19 partidas e marcou 2 gols pelos profissionais do Monagas-VEN, em 2023. Foram 5 partidas pela Libertadores e 14 pelo Campeonato Venezuelano, onde fez seus dois gols.
No Mineiro Sub-20
18 jogos: 12 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. 47 gols marcados e 17 gols sofridos. Saldo: +30. 74% de aproveitamento.
Terminou a primeira fase em 4º lugar, com 33 pontos. Nas quartas de final, eliminou o Boston City. Foi eliminado nas semifinais para o Cruzeiro.
Artilheiros: Isaac (11 gols); Athyrson (4 gols); Caio Ribas, Berê e Caio Maia (3 gols); Daniel Borges, Cadu, Vitinho, Pedro Amarante, João Rafael, Yan e Alisson (2 gols); Iseppe, Júlio César, Zé Phelipe, Victor Lopes e Kauan (1 gol).
Gols contra: Jeferson (América-TO), Vitor Melo (Athletic), Gabriel Rodrigues (Pouso Alegre) e Pedrão (Cruzeiro).
Brasileirão Sub-20
9 jogos: 4 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. 11 gols marcados e 12 gols sofridos. Saldo: -1. 48% de aproveitamento.
O Galo terminou a 1ª fase em 5º lugar do Grupo A, com 13 pontos, fora da zona de classificação para as quartas de final.
Artilheiros: Vitinho (4 gols), Isaac (3 gols), Yan (2 gols), Cadu e Athyrson (1 gol).
Copinha 2023
5 jogos: 4 vitórias e 1 empate. 11 gols marcados e 4 sofridos. Saldo: +7. 86,6% de aproveitamento.
O Galo chegou até a 3ª fase. Saiu para o Água Santa, nos pênaltis (4×5), após empate por 1 a 1 no tempo normal.
Artilheiros: Isaac (5 gols), Cadu (3 gols), Yan (2 gols) e Daniel Borges (1 gol).