Ha 3 anos, o Galo ao lado do Flamengo e Palmeiras, briga por todos os títulos da temporada. Têm elencos formidáveis, comandantes de primeira linha e clubes assentados em situações financeiras bem consolidadas. De cara são favoritássos a ganharem seus respectivos estaduais. E em Minas o Galo é soberano. Entra no certame estadual na condição de tetra-campeão.
Desde que a família Menin assumiu o Galo ao lado de Ricardo Guimarães e Renato Salvador, o chamado 4Rs, e na condição de “mecenas” injetaram muito dinheiro no clube, o Galo deita e rola em Minas Gerais, conquistando 4 vezes seguida o Campeonato Mineiro. Claro que o América e times do interior não foram páreo e o Cruzeiro se afundou na maior cise institucional e financeira da história do futebol brasileiro e talvez do mundo.
Aliás, foi o Cruzeiro, o último time a ganhar o Campeonato Mineiro antes do Galo se tornar tetra. Em 2019, Mano Menezes comandou a conquista cruzeirense no primeiro semestre: um mês depois o Cruzeiro foi implodido pela “bomba” da trupe comandada pelo ex-presidente Wagner Pires de Sá. Sendo assim, a partir de 2020, os comandados de Menin e Cia sobraram no Estado de Minas Gerais.
Agora em 2024, Atlético Mineiro, que segue soberano e grande favorito ao título, tentará mais uma vez ganhar o “penta-campeonato” estadual. Se conseguir, será pela terceira vez na história, aumentando a sua hegemonia. O América foi penta, quando foi “Deca” de 1916 a 1925. Cruzeiro foi penta de 1965 a 1969.Somente o Atlético foi duas vezes penta. A primeira no período de 1952 a 1956, a segunda foi quando conquistou o “Hexa” de 1978 a 1982. Assim o Galo é o único “Bi-Penta”e este ano pode conquistar o “Tri-Penta”, escancarando o seu estado dominante em Minas Gerais.
Por Oliveira Lima
l