Por Oliveira Lima
Assim como na vida, lições do passado seguem como referências para o presente e o futuro. Atlético Mineiro, um dos favoritos ao título brasileiro deste ano, ao lado do Flamengo e Palmeiras, já começa repetir os mesmo defeitos do ano passado, quando perdeu o campeonato por causa de quatro pontos a menos que o campeão, Palmeiras.
Em 2023, time do Felipão perdeu pontos para os ´últimos seis colocados, times que visitaram o Z4, a zona de rebaixamento: Vasco, Bahia e os 4 rebaixados(Santos, Goiás, Coritiba e América). Perdeu 4 pontos(a diferença para o título) exatamente para os dois últimos colocados. Derrota, a primeira na sua mova casa ,para o Coritiba e o empate diante do América
Se desses seis, quatro rebaixados, Galo deixou pontos pelo caminho para times que não jogaram o campeonato dele, o de ser campeão brasileiro. Até hoje, os donos da SAF, a diretoria, comissão técnica, jogadores e torcedores lamentam esses pontos perdidos, principalmente em casa. Claro que estamos apenas no começo, 7 rodadas, 18.5% dos jogos e já se pode fazer contas. Com 10 pontos e na 10º colocação, há 4 dos líderes, Flamengo e Bahia, e se tivesse vencido o Criciúma e Bahia, ambos no final foram empates de 1×1, o Galo seria o líder, pelo menos no saldo de gols. E com a preocupação de sempre; pontos perdidos em casa, como no ano passado.
.
Criciúma e Bahia não serão campeões desde Brasileirão. O Galo tinha obrigação de ter vencido esses dois jogos. Agora será obrigado a arrancar pontos contra os grandes, e fora de casa, para compensar a perda desses em casa. Nos dois jogos até agora fora contra grandes, não venceu: dois empates contra Corinthians e Fluminense. E na tabela, peixe grande fora agora é o Inter na 12ª rodada em 26 de junho e o Botafogo, na 15ª em 07 de julho. Antes pegará em casa os grandes, Palmeiras e Flamengo, exatamente os dois outros favoritos ao caneco. Precisa ganhar para que no ano que vem não venha lamentar os tais pontos perdidos para médios e pequenos em casa.