Luis Felipe Scolari completou dia 09 de novembro deste ano 75 anos e está no futebol desde 1966,, quando começou a carreira de zagueiro no Aimoré, do Rio Grande do Sul, interior gaúcho, ha 57 anos. Jogou em poucos times como profissional: Caxias, Juventude, Novo Hamburgo (todos gaúchos) e fechou a carreira no nordeste em no final de 1981, no CSA de Alagoas. Tinha então 33 anos. E por lá imediatamente começou como treinador.
E que carreira como técnico de futebol! Passou pelo Grêmio, seu time do coração, futebol paulista, mineiro, goiano, catarinense, paranaense. Só não trabalh no Riode Janeiro. É o técnico mais vitorioso do futebol brasileiro. O último treinador nacional Campeão do Mundo, nossa última Copa conquistada, em 2002. Levou Portugal ao vice da Eurocopa e às semifinais de Copa do Mundo. É treinador há 42 anos, praticamente sem interrupções.
Ano passado se aventurou como coordenador técnico no Athetico Paranaense por pouco tempo, mas encarou o desafio de voltar a comandar um time de futebol no Galo. Missão primeira era qualificar o time mineiro no confronto contra o Palmeiras pelas oitavas da Liberta. Não conseguiu. Depois era mesmo colocar o Galo na Libertadores de 24, via Brasileiro: Já esta, pelo menos na Pré.
Com contrato até dezembro do ano que vem, Felipão será o maior trunfo do Galo para o ano de 2024, quando o time vai mesmo tentar ganhar a Libertadores, o grande sonho de toda a cúpula e torcida. Felipão já ganhou duas. Em 1996 com o Grêmio e em 99 com o Palmeiras. Encaixado com o pensamento da diretoria na formatação do time para o ano que vem, Felipão é mestre em montar um time específico para tal competição. Copa Libertadores é a sua especialidade!
Por Oliveiral Lima