Por Oliveira Lima
A divulgação do ranking da Conmebol para 2024, determinou os “potes” para o sorteio dos times para a fase de grupos da Copa Libertadores. Competição já começou e tem três fases prévias, até chegarem os gigantes do continente. O Brasil tem 41 times no ranking. Palmeiras é o 1º Geral, e o Bangu é o último. O Galo caiu para 14º posto, com 4.202,2 pontos, o 8º brasileiro, e por isso ficou fora do pote 1, onde estão os cabeças de chave.
O sorteio ainda vai demorar, dia 18 de março, quando encerrarem as fases prévias, mas os potes já foram divulgados. Brasil domina amplamente, com 5 dos 8 componentes. Galo está no pote 2, Bragantino e Botafogo, em fases prévias, e se passarem da 2ª fase, vão se encontrar na 3ª. Só um deles pode avançar à fase de grupos. O ranking da Conmebol tem 281 clubes dos 10 países da entidade, além de mexicanos, do norte-americano DC United. O Palmeiras é o 1º do ranking, seguido de River Plate, Boca Jrs e Flamengo. O Boca jogará a Sul-Americana.
GALO NO POTE 2, PODE CAIR NO GRUPO DA MORTE OU NO GRUPO DA MOLEZA
Com 5 brasileiros no pote 1, o Atlético Mineiro não poderá enfrentá-los na fase de grupos. Os outros 3 componentes são: River Plate da Argentina: Penarol do Uruguai e LDU do Equador. Galo é melhor time do Pote 2. Pote 3 é mediano e o 4 é o chamado restoio.
Dia 18 de março o sorteio em Luque, nas cercanias de Assumpção no Paraguai. Galo tem que dar sorte para não cair no grupo da morte, pois de 4 times, 2 primeiros passarão para o sistema de mata-mata até a grande final em novembro, sem lugar ainda definido.
GRUPO DA MORTE PARA O GALO: River Plate, único time capaz de tirar o caneco de um brasileiro: The Strongest da Bolívia, com altitude de 3.640 metros e um Botafogo ou Bragantino, que viriam das fases prévias.
GRUPO MOLEZINHA PARA O GALO; Penarol do Uruguai, em queda eterna e sem assustar: Deportivo Táchira da Venezuela: no pote 4, qualquer um dos seis times desconhecidos desta temporada, por exemplo, o Sportivo Trinidense, do Paraguai. É esperar pela sorte ou azar.