Por Oliveira Lima
Desde 2021 o Galo vem sendo apontado, ao lado de Flamengo e Palmeiras, como grande favorito a ganhar todas as competições do Brasil e da América do Sul. E eles vem provando isto, ganhando Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores. E para este ano não é diferente, o favoritismo segue, mesmo com modelos de gestão diferentes entre os clubes. Flamengo, pelo dinheiro que tem, compra quem ele quer. Palmeiras compra o necessário e o Galo tem sido diferente de tudo: não compra. Exceção feita à aquisição de Gustavo Scarpa. Em julho chega Bernard.
É disparadamente o clube que menos se reforçou dentre todas as divisões do futebol brasileiro. Só um reforço comprado e se desfez de dois (Pavon e Hyoran, que foram para o Grêmio e o Internacional) e não conta mais com Rever, que se aposentou. Essa é a visão do novo comando atleticano, transformado em SAF e com visão de empresa: primeiro é não ter prejuízo e só depois pensar num time. Exemplo maior é o desejo de se desfazer do chileno Vargas, (salário alto e pouca produtividade) e aposta no novato Allison.
Felipão entendeu a ordem da diretoria e promoveu os meninos da base. Além de Allison, puxou mais 4 atletas: zagueiro Rômulo, meia Paulo Vitor, e os atacantes Isaac e Cadu. Pela primeira vez desde 2020, o Galo tem 5 atletas da base no elenco profissional. Felipão na sua última coletiva se vangloriou deste feito, e chegou até acusar treinadores anteriores de não dar chance à prata da casa.
Sendo assim, com apenas 1 jogador contrato e 2 fora, fica assim o elenco do Galo para fechar o Campeonato Mineiro e começar o Brasileiro e Libertadores(em abril) e esperando pela chegada de Bernard, 1º de julho, dois meses e meio já iniciado as competição que valem mesmo para o clube. Hoje com 30 atletas, o elenco do Galo é enxuto, porém muito bem qualificado candidato à títulos:
UM TIME TITULAR? Everson, Mariano, Jemerson, Mauricio Lemos e Arana/ Bataglia, Zaracho, Igor Gomes e Scarpa/ Paulinho e Hulk.
UM TIME RESERVA? Mateus Mendes(Gabriel Delfim), Saravia, Igor Rabelo, Bruno Fulks(Rômulo) e Rubens/ Otávio, Alan Franco, Edenilson(Pedrinho, Patrick, Paulo Vitor), Allison, Kardec, Varga(Issac, Cadu).
Poucos times na América do Sul tem um elenco tão qualificado assim. Torcedor do Galo pode sonhar e muito com títulos em 2024.