Por Oliveira Lima
Galo não passou de um empate de 1×1 com o Tombense, nesta 4ª feira na sua arena, jogo válido pela 5ª rodada do Mineiro. Foi salvo pelo golaço do jovem vindo da base, Allison e principalmente porque o atacante Igor Bahia, do Tombense, que fez gols nos 4 jogos que disputou, perdeu dois gols incríveis, um até sem goleiro. Na verdade, o Atlético Mineiro mereceu foi perder. E o pior: jogou mal, causando vaias da sua torcida e preocupação para todo mundo.
Neste Campeonato Mineiro, somente nesta rodada, conseguiu ser líder do seu grupo, por conta de mais um resultado ruim do Villa Nova, que tomou de 4×1 do Athetic, em casa. Antes, também em casa, não passou de um empate com o Ipatinga. E mesmo assim o Galo só é líder no saldo de gols. A campanha é tão ruim, que o time do Felipão tem só 46% de aproveitamento, com 5 jogos, 2 vitórias, 1 empate, o desta 4ª e 2 derrotas: marcou só 8 gols e já tomou 5. Ganhou menos da metade dos pontos que disputou. Para um time extremamente favorito para ganhar o campeonato, a campanha é muito decepcionante.
Cotado ao lado de Flamengo e Palmeiras a ganharem tudo neste ano, o Galo vai se emperrando num campeonato mineiro, que, na prática, só tem ele e o Cruzeiro(e muito mais pela rivalidade). Deve se classificar para as semifinais do Estadual, não mais como primeiro geral e o pior; hoje se qualificando como o último dentre os 4 times para a próxima fase. Para se ter uma ideia, se houver um vencedor no clássico Cruzeiro x América, este vencedor irá à 13 pontos, quase o dobro dos pontos do Galo.
E o que preocupam mesmo são as competições que realmente interessam: Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores, com inícios marcados para meados de abril. Brasileirão é de pontos corridos, com alta regularidade, mas com chances de recuperação. Já a Libertadores se inicia com fase de grupos, depois vira “Copa do Mundo”, com o sistema de mata-mata, se chances para erros. Como o Galo não é cabeça-de-chave para o sorteio do dia 18 de março, pode cair num grupo da morte, ao lado do poderoso River Plate, The Streongest nas altura de La Paz e mais Botafogo ou Bragantino. É, sim, preocupante o momento do Galo. Ele tem dois meses para consertar tudo.