Por Oliveira Lima
Com gol de Paulinho aos 42 do segundo tempo, no vazio Gigante de Arroyto, sem torcida pela punição da Conmebol, o Galo venceu o Rosário Central por 1×0 se tornando o primeiro time classificado às oitavas de final da Copa Libertadores. O empate também servia. Poderia ter até mesmo se classificado em 1º do grupo G, caso o Penarol não tivesse vencido o Caracas na Venezuela , placar de 1×0. Para ser o cabeça do grupo, basta agora um empate num dos dois jogos restantes: Penarol e Caracas.
Desta maneira, com a classificação garantida e em 1º do grupo praticamente, time do argentino Gabriel Milito, agora vai à caça da melhor colocação geral dentre os 16 que irão compor as oitavas de final, no sistema de mata-mata. Além de se colocar no pote 1 para o sorteio da sequência da Copa, este primeiro vai decidir todas as fases em casa, até chegar à final no dia 30 de novembro, jogo único em Buenos Aires.
Galo foi beneficiado nesta 4ª rodada porque o River Plate, no grupo H, também estava 100%, mas cedeu empate ao Nacional do Uruguai em Montevideo, depois de estar vencendo o primeiro tempo por 2×0. Agora basta o Galo secar o boliviano Bolívar, outro 100%, grupo E. Não vencer o Milionários em Bogotá na Colômbia, jogo que começa neta 4ª e termina na 5ª feira, no El Campim as 23 horas. Se o Bolívar vencer fica em primeiro no saldo de gols com relação ao Atlético: 7×6.
E desta maneira, os dois iriam para as duas rodadas finais, pau a pau pela melhor colocação geral: Atlético Mineiro em Montevideo, contra o Penarol, terça dia 14 deste mês e dia 28 diante do Caracas em BH. Já o Bolívar enfrentará o desesperado Flamengo dia 15 no Rio e dia 28 o Palestino em La Paz. Sendo assim, o Galo torce hoje pelo Milionários da Colômbia .Se der errado, torce semana que vem para o milionário time do Flamengo contra o Bolívar. Está muito mais para o Galo ser primeiro geral. Mas tem um grande detalhe que não convém: Dos últimos 30 anos, apenas 3 vezes o melhor colocado geral foi campeão.