Por Oliveira Lima
Com a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras por 1×0 nesta 17ª rodada do Brasileirão da Série A deste ano, O Galo acabou se distanciando do líder Botafogo em 14 pontos, podendo baixar à 11, caso o time mineiro ganhe o jogo atrasado contra o Internacional, ainda sem data marcada. Com 11 ou 14 pontos, o Galo terá que arrancar de vez e secar quem está na ponta da tabela, casos de Botafogo, Palmeiras e Flamengo, hoje os favoritos ao caneco.
Não é segredo para ninguém que a Copa Libertadores é o grande sonho do Galo, depois que ganhou o Brasileirão e Copa do Brasil em 2021.Quer esta taça depois de 11 anos, desde a heroica e inesquecível conquista em 2013. Copa do Brasil para quem quer Libertadores ou Brasileiro, vira apenas um prêmio de consolação. O Galo não fala isto,, mas esta é a verdade encravada em qualquer canto da Cidade o Galo.
Com o Brasileirão escorrendo pelo ralo e a Copa do Brasil como última competição a ser interessada, o Galo jogará todas as suas fichas na Copa Libertadores. Lembrando que o clube vive um jejum desde 2021, ganhando somente o Campeonato Mineiro, que é quase uma obrigação. E tudo já tem data na Copa Libertadores que teve um hiato de dois meses e meio de paralização, por conta Copa América. Últimos jogos da fase de grupos acontecerem no dia 30 de maio.
A retomada dos jogos a partir do dia 13 de agosto e só vai terminar na decisão em jogo único no dia 30 de novembro em Buenos Aires, compondo um período de 3 meses e meio, com datas bem espaçadas. É neste período que o Galo vai concentrar todas as suas forças para ganhar a Libertadores. Já tem adversário inicial e projeção até a grande final.
E pode ser um caminho contra argentinos e brasileiros. Já definido confronto contra o argentino San Lorenzo, dias 13 de agosto na Argentina e 20 no Brasil. Passando pelo time que tem como principal torcedor o Papa Francisco, Galo pega um brasileiro nas quartas, Grêmio ou Fluminense, ambos enterrados hoje no rebaixamento do campeonato Brasileiro em jogos marcados para as data de 18 e 25 de setembro, quase um mês depois. Um mês depois viriam os jogos das semifinais, que poderão ser contra um argentino, River ou Talleres, que são favoritos contra Colo Colo ou Júnior. Essa semifinal marcada para 23 e 30 de outubro. E finalmente a decisão ,marcada para jogo único em Buenos Aires, que poderá ser contra um brasileiro: Palmeiras ou Botafogo, São Paulo e o Flamengo, ou seja uma final brasileira em terras portenhas, no dia 30 de novembro.
Sendo assim, o Galo praticamente fora do título brasileiro e Copa do Brasil sendo só um prêmio de consolação, foco total na Copa Libertadores, para fazer esquecer os anos sem títulos importantes desde 2021. Sendo assim o Galo em três meses e meio está a apenas “Sete Jogos do Paraíso”