Aquele timaço Campeão Brasileiro de 2021, que encantou o Brasil, custou muito caro ao Atlético, à época bancado pelos mecenas Menim(Rubens e Rafael), Ricardo Guimarães e Renato Salvador,o famoso 4Rs, só deixou boas lembranças, ganhando o Brasileiro, a Copa do Brasil e foi até semifinalista da Libertadores, perdendo a vaga à final para o Palmeiras, no critério de gols marcados fora, que hoje não existe mais.
Em 2022, manteve-se o mesmo time e tudo deu errado. Agora em 2023, alterou-se muita coisa no elenco e o time novamente não correspondeu. E para 2024, agora sem os 4Rs, pois virou SAF e somente os Menim seguem, agora como os maiores acionistas do Clube. Tratado como empreses, com responsabilidade financeira e tudo mais, a torneira vai fechar, aliás, não vai mais existir.
A cúpula atleticana já reduziu muito o custo do futebol(a tal folha de pagamento) neste ano e promete abaixar mais ainda em 2024. Galo já foi a 2ª maior folha do futebol brasileiro e hoje é a 4ª e vai ficar ainda mais longe das primeiras. Eis a lista deste final de ano:
1º, Flamengo: 30 milhões, eles têm muito dinheiro!,
2º, Corinthians, 22,5 milhões, até o presidente achou muito!.
3º, Palmeiras, 20 milhões,, ja reduziu muito!,
4ª, Atlético Mineiro, 16 milhões, reduziu 4 milhões de 2021 pra cá!,
O assunto é que o Galo ano que vem, vai reduzir para abaixo de 15 milhões, fala-se em 13 no máximo. E de que forma, pois o time aí para o primeiro completo na sua Arena, jogando principalmente a Libertadores O segredo é mesmo a saída de jogadores caros, que vêm produzindo pouco e, no lugar deles, lançar jogadores da base. Outro segredo é saber comprar jogadores que rendam mais e que custem menos em relação aos caros deste período.
Tem jovens jogadores bons no Galo, puxados pelo meia Rubens. Tem muito jogador bom e não tão caro: bastar saber comprar. Tem jogador caro e com pouca produção no elenco atual, que precisam ir embora.
Por Oliveira Lima
.