Por Oliveira Lima
A 21ª rodada do Brasileiro foi terrível para o Atlético Mineiro. Perdeu para o Criciúma, que briga na parte baixa da tabela, e ainda viu o São Paulo ganhar e avançar no G6, o Botafogo vencer de se adiantar na liderança, e nesta segunda feira vai mesmo observar Fortaleza ou Cruzeiro se distanciarem no G4. Cotado inicialmente ao lado de Flamengo e Palmeiras e depois o Botafogo, como favorito ao título brasileiro deste ano, pode-se dizer que o Galo é a maior decepção até agora. Um simples 9º lugar com 28 pontos, índice de aproveitamento abaixo da metade, 49%. Em 19 jogos, são 7 vitórias, 7 empates e 5 derrotas.
As distâncias aumentaram, principalmente com relação ao líder Botafogo. Agora é de 15 pontos. Claro que o Galo tem dois jogos pra fazer a mais(Grêmio e Athético Paranaense), mas tem que vencê-los. Em tese ela pode cair para até 9 pontos, mas pode também morrer anos 15, ou 13.Pensar em ser campeão parece um mero sonho. Agora é obrigação ficar nas vagas à próxima Libertadores(G4 ou G6). Pela vaga direta hoje a distância está em 8, mas como o confronto final da rodada é nesta noite de segunda em Cariacica, entre Cruzeiro e Fortaleza, ela sobe matematicamente 9 ou 10. Pela vaga indireta , como o São Paulo venceu o Flamengo, a distância hoje é de 7 pontos.
Time de Milito que havia dado resposta ao vencer em casa, São Paulo, Vasco e Corinthians, tropeçou no Juventude em Brasília e perdeu para o Criciúma em Santa Catarina. Quem está na sua frente venceu. O mês de agosto é decisivo: Pelo Brasileiro fica obrigado a ganhar os seus quatro próximos jogos(Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense e Grêmio e ainda secar Botafogo, Cruzeiro/Fortaleza e São Paulo. Quanto mais demorar a sua reação, mais longe fica o sonho do título
E outro problema é que agosto também é de decisão de vaga às quartas de final da Copa do Brasil(contra CRB nesta 4ª em pé de igualdade) e dos jogos de mata mata pelas oitavas diante do San Lorenzo pela Libertadores. Ou seja, pode dar tudo certo e o time de Milito ainda brigar no Brasileiro e se qualificar nas sequências das Copas, bem como pode dar tudo errado, com o Galo sendo eliminado de tudo. Agosto de fortes emoções para o Clube Atlético Mineiro.