Por Oliveira Lima
Líder absoluto do seu grupo nesta fase da Copa Libertadores, o Atlético Mineiro é o melhor brasileiro na competição e um dos três times 100% na luta pela melhor colocação geral, que dará o benefício de decidir em casa as fases, oitavas, quartas e semifinais, já que a final será em jogo único em Buenos Aires. Time de Gabriel Milito vem voando, acumulando uma inventividade de 11 jogos, com 7 vitórias e 4 empates, envolvendo Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil. Essa invencibilidade é toda de Milito, que transformou radicalmente o futebol do Galo.
Galo já garantirá sua classificação às oitavas nesta 4ª rodada, se ganhar do Rosário na Argentina, pois chegaria à 12 pontos, liquidando o Rosário. Pode ser até primeiro de forma antecipada, se ao mesmo tempo a zebra passear na Venezuela, com o Penarol não vencendo o Caracas. Ambos os jogos acontecerão nesta 3ª feira à 19 hs. E de quebra ainda se manteria na briga com River Plate e Bolívar na luta pela 1ª colocação geral.
O problema é a situação que vive seus dois principais concorrentes à classificação do grupo. Rosário e Penarol jogarão a vida contra o Atlético Mineiro . Rosário Central é o 2º com apenas 4 pontos, 5 a menos que o Galo. Ganhando chega à 7 pontos, mantendo 1 à frente do Penarol, com quem em tese briga pela 2ª vaga. A decisão fica para a última rodada, num confronto de revanche em Montevideo. Lembrando que o jogo entre ambos na Argentina foi literalmente uma guerra.
Nessas condições é essencial o Rosário vencer o Galo em casa, pois em tese o Penarol passa pelo Caracas na capital venezuelana. Rosário perderia o 2ºlugar. Cumprindo pena pela Conmebol, por conta dos absurdos da sua torcida no jogo contra os uruguaios, Rosário Central jogará com o estádio Gigante de Arroyto, em portões fechados. Mesmo assim será uma guerra. Na rodada seguinte, a penúltima, Galo vai enfrentar o Penarol no Uruguai. Se este vencer o Caracas chegará à 6 pontos e jogará a vida contra o time brasileiro, antes de embate final contra o Rosário em casa, dia 28. Jogo no Estadio del Siglo, do Penarol e com muita torcida, por si só já indica a dificuldade para os brasileiros. Sendo assim, se o Galo sobreviver às Batalhas de Rosário e Montevideo, volta vivo, classificado e melhor time da Libertadores.