Já matematicamente classificado às oitavas-de-final da Copa Libertadores, o Galo vai jogar as duas rodadas finais para confirmar a primeira colocação dentre os times que irão jogar o sistema de mata-mata até a grande final, marcada para jogo-único dia 30 de novembro no Estádio Monumental de Nunes, em Buenos Aires. Este primeiro colocado decidirá as oitavas, quartas e semifinais em casa. Este grande detalhe se dá porque historicamente os times da América do Sul que falam o espanhol, claro o Brasil não, quando decidem em casa são quase imbatíveis.
Faltam duas rodadas e uma distancia de apenas 2 pontos entre o primeiro hoje, o Atlético Mineiro, e os demais postulantes: River Plate, Talleres, Bolívar e o Palmeiras. Claro que somente o Galo depende de si mesmo. Assim os outros terão que secar o Galo, principalmente no jogo desta 3ª feira diante do Penarol em Montevideo, pois o jogo da última rodada será em Bh diante do fraquíssimo Caracas, já eliminado. Em tese, se o Atlético ganhar do Penarol, praticamente liquida a situação.
Os outros quatro terão que ganhar seus jogos e rezar bastante nesta 3ª feira para o Penarol. Aqui a situação de cada time nesta reta final em busca da melhor colocação geral. Dos cinco times, apenas o Galo e o Talleres já estão classificados de forma antecipada em duas rodadas de antecedência.
TALLERES; nesta 3ª pega o eliminado Cobressal em casa e depois o São Paulo, na disputa pela 1ª posição no grupo B
BOLIVAR; Enfrenta o Flamengo nesta 4ª no Rio, time carioca no desespero e depois, em casa, pega o Palestino, que luta com o Fla, pela 2ª vaga.
PALMEIRAS; na quarta, em casa, enfrenta o Del Valle e na última rodada o San Lorenzo em casa de nov. Esses dois mais o Liverpool lutam pela outra vaga.
RIVER PLATE; Também dois jogos em casa: Nesta terça o Libertad, que ainda tem chances e depois o já eliminado Táchira.
E contra os pretendentes ao posto de melhor 1º colocado geral, cai uma máxima preocupante: Depois que o Grêmio, primeiro geral, e campeão em 1995,somente dois times levaram o favoritismo ao título: River Plate em 1996e o Galo em2013. Nos últimos 29 anos, apenas 3 times que foram primeiro geral, levantaram o caneco: Grêmio, River Plate e o Galo.