A fase de grupos da Copa Libertadores de 2024 reservará inéditos duelos para o Galo na competição. Nunca antes do Clube havia feito embates com Peñarol, Rosário Central e Caracas no maior torneio da América do Sul. Contra os uruguaios e argentinos, houve confrontos em amistosos e outras competições internacionais. Já os jogos contra o Caracas serão totalmente inéditos.
O primeiro jogo do Galo na Libertadores acontece na Venezuela, daqui duas semanas. Depois, serão dois jogos seguidos como mandante, primeiro diante do Rosário Central, e depois o Peñarol. Estreia também da própria Arena MRV no torneio. A Conmebol ainda irá confirmar a tabela completa da fase de grupos, mas a ordem dos confrontos está previamente decidida.
O Peñarol foi rival do Galo em dois amistosos de aniversário do Alvinegro, além da Copa Mercosul de 2000. Já o Rosário Central enfrentou o Atlético pela Copa Conmebol em duas edições. Veja os detalhes abaixo:
Galo x Central
Em 1946, o Galo recebeu o Rosário Central para um amistoso no antigo Antônio Carlos. Em um jogo bastante movimentado, os argentinos venceram por 4 a 3, com gol nos acréscimos. O Central fez uma viagem ao Brasil com sete jogos amigáveis.
O Atlético só voltaria a enfrentar os Canallas na final da Copa Conmebol de 1995. No primeiro jogo, goleada de 4 a 0 no Mineirão. Entretanto, no Gigante de Arroyito, o Rosário devolveu o placar e foi campeão nos pênaltis.
No ano seguinte, houve o reencontro na Super Copa Conmebol, em Cuiabá. Empate sem gols, e o Galo levou a melhor na marca da cal. Em 1998, novamente na Copa Conmebol, o Central derrotou o Atlético por 1 a 0 em BH, e o empate na Argentina o classificou.
Galo x Peñarol
Os duelos entre as duas equipes foram marcados por encontros festivos. O primeiro deles aconteceu em 26 de março de 1972, em comemoração ao 64º aniversário de fundação do Galo. Empate de 1 a 1 no Mineirão.
Depois, em 2008, uma partida especial para o centenário do Atlético. Novo empate de 1 a 1, também em 26 de março. No ano seguinte, o Galo goleou por 4 a 1 no Torneo de Verano no Uruguai. Nesse período, houve dois duelos oficiais, pela Copa Conmebol de 2000. O Alvinegro eliminou os Aurinegros por 2 a 1 no Mineirão, e empate de 2 a 2 no Centenário