Por Oliveira Lima
Em tese, na matemática, só falta uma vaga às semifinais do Campeonato Mineiro. E ela será do Galo! Cruzeiro, América e Tombense já estão confirmados. O Atlético Mineiro tem uma enorme vantagem na briga contra Villa Nova e Uberlândia no grupo B, o grupo que menos pontuou na primeira fase, o que explica a indefinição de forma antecipada. Galo em 11 pontos, Villa e Uberlândia com 8. Time do Felipão tem 3 pontos a mais e 1 vitória a mais. E isto pode ser igualado, mas a grande diferença pró Atlético Mineiro é a enorme distância do seu saldo de gols com relação aos seus dois concorrentes; Galo tem 7 gols de saldo a mais que o Uberlândia e 9 a mais que o Villa.
A última rodada será sábado, com todos os jogos no mesmo horário. Adversário do Galo será o Ipatinga, que luta contra o rebaixamento e o jogo será na Arena MRV. O Uberlândia vai jogará contra o Cruzeiro Mineirão, com o time de Larcamón querendo a primeira colocação geral. Já o Villa vai à Valadares pegar o Democrata, que já está confirmado no Triangular da Morte.
Para perder a vaga(praticamente impossível)Galo tem que perder por exemplo de 3×0 para o Ipatinga e o Uberlândia ganhar de 4×0 do Cruzeiro ou o Villa vencer o Democrata por 6×0. Sendo assim o Atlético Mineiro está na semifinal, e em 3º lugar, por que com 11 pontos, só faz 14, Cruzeiro já tem 16 e o América 15. Nesta posição, vai enfrentar quem ficar em2º lugar. Cruzeiro e América brigam pelo 1º, com o time azul dependendo só dele, bastando vencer o Uberlândia no Mineirão enquanto o América pega o Tombense fora. Galo deverá enfrentar o América e em desvantagem, fruto da sua campanha ruim até agora: 3 vitórias,2 empates e 2 derrotas, índice de 52%. Mas nas semifinais e finais o sistema é de mata-mata, com o Galo tendo que conquistar mais pontos que os adversários ou melhor saldo de gols. Esta é a missão do Clube Atlético Mineiro, na busca pelo seu 3º pentacampeonato.