Por Oliveira Lima
Um menino de 12 anos começa a carreira de jogador de futebol no Serrano da Paraíba, seu Estado natal, vai chegar aos 18 no profissional do Vitória da Bahia e no ano seguinte sai do Brasil para rodar o mundo por 16 anos seguidos, até voltar já com 34 anos e virar herói no seu país, mas antes herói em Portugal e Rússia até jogar uma Copa do Mundo. São 20 de história futebolística de Givanildo Vieira de Sousa, o Hulk, nascido em Campina Grande, Paraíba.
Há 4 anos chega ao Brasil e segundo ele próprio, dado como “acabado”, se torna um verdadeiro herói, como seu apelido sugere. Namorado pelo Palmeiras, seu time do coração,, se casa com o Atlético Mineiro, onde vai escrever a página mais vitoriosa da sua carreira. Faz o Galo campeão brasileiro depois de 50 anos, entrando para a história de um dos times mais tradicionais do País.
Em 20 anos de carreira, fez até agora 405 gols, e na vitória sobre o América neste sábado completou 100 gols com a camisa atleticana. Um recorde absoluto. Mas antes do Galo fez gol, muitos, ao longo da carreira. Até virar Hulk, andou pelo Japão, defendendo as camisas de Kawasaki Frontali, Consadole Sapporo, anotando 75 gols, Tokyo Verdy, 77 gols. Chega ao Porto em 2008, na época, um dos melhores times da Europa e também faz 77 gols, finalmente aparecendo para o mundo. Em seguida vai para a Rússia, no Zenti virando herói também com 79 gols. 2016 joga no futebol chinês, pelo Shangai, de novo marcando 77 gols. Dezembro de 2020 larga o mundo estrangeiro e volta ao Brasil em janeiro de 2021.
29 de janeiro é anunciado pelo Galo e no final do ano é Campeão Brasileiro, de lá pra cá ganhou 3 Mineiros, 1 Copa do Brasil e levou o Galo à semifinal da Copa Libertadores numa carreira fulminante. Todo o país o queria na Seleção Brasileira para a Copa do Mundo no Qatar, mas Tite não quis. Seleção que ele jogou 49 partidas, anotando 11 gols, até 2021. E no Galo é super decisivo, o dono do time com gols e assistências.
É herói ,como outros em anos anteriores. Kafunga, Zé do Monte, Carlyle, Guará, todos ídolos até os anos 60. Dario na década de 70, Reinaldo(sem dúvida o melhor de todos) nos anos 80. Goleiro Victor o herói da conquista da Libertadores, onde Ronaldinho Gaúcho também brilhou, mas por pouco tempo. Agora Hulk,, há 4 anos comandando o Clube Atlético Mineiro, time pelo qual ele fez mais gols na vida. É o herói Hulk.