Por Oliveira Lima
O cidadão Givanildo Vieira de Sousa, nascido em Campina Grande na Paraíba, 38 anos, e que só fez dois jogos como profissional no Brasil no começo da carreira, ganhou o mundo, jogou uma Copa e voltou ao seu país depois de 16 anos, para conquistá-lo. Hulk, no Galo desde o dia 29 de janeiro de 2021, tem sido o melhor jogador em atividade no Brasil. Sua volta ao país de origem é pra fazer história e com números de impressionar.
Começou a carreia na base do Serrano da Paraíba, passando pelo Alagoano, Villanovense e depois Corinthians e São Paulo. Quis jogar no Palmeiras, seu time de infância e acabou no Vitória da Bahia. Foram 6 anos na base e no time baiano se profissionalizou, mas só fez dois jogos. Vendido ao futebol japonês, atuou por lá em 8 times, indo depois para o futebol europeu, se notabilizando no Porto e depois no Zenit. Estava no Shanghai da China, quando o Atlético Mineiro o buscou no final de janeiro de 2021. Ele mudou o patamar do Galo, levando-o ao título nacional naquele ano depois de um jejum de 50 anos.
E Hulk segue fazendo história, com seu time brigando por todos os títulos e pode ser hexa mineiro, alias por sua conta, pois levou o Galo às semifinais com dois gols diante do Cruzeiro e às finais, dois gols contra Tombense. Esses quatro recentes também o levaram ao alcançar o astro Neymar, na artilharia mundial entre os jogadores que em atividade. Hulk chegou à 439 gols na carreira, se igualando à Neymar, ainda sem marcar pelo Santos, ultrapassando Harry Kane do Bayner de Munique.
Hulk pode olhar pra frente, deixando o 8º posto na lista dos artilheiros mundiais neste momento. Quem está em 7º lugar é o bósnio Edin Dzeko, atacante de 39 anos, que atua no Fernebahke da Turquia e Seleção da Bósnia. Apenas 6 gols separam Hulk de Dzeko. Olhando mais à frente, ele enxerga o uruguaio Edinson Cavani, de 38 anos, atleta do Boca Jrs da Argentina. A distância é de 22 gols. Hulk pode sonhar em alcançar o polonês Robert Lewandowski, 36 anos, que atua no Barcelona da Espanha, hoje com 52 gols à frente. Missão difícil. Mais difícil ainda é alcançar Luiz Suarez, uruguaio de 38 anos, do Inter Miami, com 144 gols a mais. Impossível ultrapassar Messi com seus 37 anos, 850 gols e chegar ao topo, onde impera simplesmente Cristiano Ronaldo, de 40 anos, que atua no Al-Nassr da Arábia Saudita, com seus impressionantes 925 gols, beirando ao milésimo. Sendo assim, dentro do humanamente possível, Hulk faz história no mundo da bola e pode sonhar mais alto ainda.