Por Oliveira Lima
A direção do Galo vive um dilema que ela mesma criou: sua convivência com o craque Hulk e a sua permanência no clube. Mesmo ela querendo que ele continue e Hulk também. Se os dois lados querem, por que não houve ainda o entendimento pelo seu acerto para além de 31 de dezembro deste 2026, quando encerra o contrato dele?
A resposta é simples! Jorge Sampaoli, o técnico do Galo. Ele não é “fã” do futebol do Hulk. E mesmo que seja, Sampaoli é o tipo do treinador que parece não gostar de nenhum jogador “maior” que ele. E o jogador Hulk é muito maior que ele. Hulk é um jogador vencedor e Sampaoli não é um técnico vencedor. Não ganha um título importante há mais de 10 anos. Aliás neste período só ganhou um Campeonato Estadual, o Mineiro com o Galo em 2020. Muito pouco para quem já dirigiu três vezes uma seleção nacional e mais de 30 times pelo mundo afora. Pelo contrário: afundou seguidamente o Sevilha na Espanha e o Olympique de Marseille na França. Ficou só 10 jogos no Rennes, também da França e antes nada fez no comando do Flamengo.
E a sua relação com o craque de um time sempre foi um desastre: brigou com o chileno Arturo Vidal no Flamengo, sua comissão técnica deu um murro na cara do atacante Pedro, também do Flamengo e em plena Copa do Mundo, em 2018 na Rússia, Sampaoli brigou com quem nada menos, nada mais que Messi. Claramente é um treinador que não aceita nenhum jogador “ser maior do que ele”. Prefere um mediano esforçado do que um craque. Isso ele mostrou no Galo quando colocou Hulk na reserva de Rony. E a explicação esfarrapada que ele dá é que “Hulk não se insere no seu esquema tático”.
E pra fechar! A culpa é da diretoria do Galo, que contratou Sampaoli(sua 5ª opção depois de 4 nãos) e sabia como ele é: Pior ainda é dar liberdade total ao treinador para fazer o que quiser com o elenco, inclusive descartar um craque como Hulk. E aqui no Brasil treinador vive de resultado e se não os obtiver é mandado embora. Sendo assim, Galo pode perder Hulk e depois Sampaoli pode ser mandado embora. Ou seja: pode perder Hulk de graça.









