Por Oliveira Lima
O triunfo do time do Vitória nesta segunda feira pra cima do Santos, em plena Vila Belmiro, impactou na vida do Atlético Mineiro. Equipe baiana se igualou ao seu adversário na pontuação e fica apenas dois pontos atrás do outro grande, o Galo. O vitória é o primeiro da zona de rebaixamento e hoje o único lá do Z4 a ter chance real de se salvar da degola para a Série B do ano que vem. E pra ele se salvar, um grande cai. E hoje esta chance é para Santos e Atlético Mineiro.
Se prevalecer os 45 pontos como garantia de permanência, o Galo terá que conquistar mais 12 pontos, ou seja, 4 vitórias nos seus últimos 10 jogos, em que terá pela frente Flamengo e Palmeiras, que brigam cabeça a cabeca pelo título, além de Vasco e Bahia que sonham com Libertadores. Sport e Fortaleza no desespero contra o rebaixamento e ainda Bragantino, Inter e Ceará. Enquanto isso, o Galo tem a pior campanha no Pós Mundial de Clubes e ainda é o lanterna do returno.
E o próximo jogo é o Ceará, que em tese também tem chance de Z4. E enquanto não chega sábado, simplesmente o time de Sampaolli, tem o começo do mata-mata contra o Del Valle na briga pela vaga à final da Copa Sul-Americana. Então é esquecer o Brasileiro e pensar na competição da Conmebol. Os jogos serão nesta 3ª feira e na próxima, com decisão em casa.
Embora esteja há três jogos de bater campeão da Sula, time mineiro vem mal, em termos de performance, se dando bem porque o sistema de disputa é mata-mata. Na fase de grupos, diante de adversários fraquíssimos, não se classificou de forma direta, sendo necessário passar pela repescagem. Quase foi eliminado pelo desconhecido Bucaramanga, da Colômbia, inclusive perdendo o jogo na sua Arena MRV, e levando nos penais. Nas Oitavas venceu o frágil Godoy Cruz duas vezes, mas sem convencer. Já nas quartas estava sendo eliminado em casa diante do Bolívar, se salvando no último lance do jogo.
Sendo assim, o momento é de preocupação, pelo futebol pouco inspirado que está jogando. Pressionado nas duas competições, o Galo precisa reagir urgentemente. No Brasileiro a luta hoje é contra o rebaixamento. Já pela Sul-Americana, a luta é pelo título, para salvar a temporada.