Por Oliveira Lima
O goleiro Everson completou neste último 22 de julho, 35 anos ,se consolidando como o melhor goleiro do Brasil nesta temporada. Paulista de Pindamonhangaba, é cria do São Paulo, onde jogou na base de 2003 a 2010, se profissionalizando no Guaratinguetá. Reserva, atuou apenas 11 jogos em três anos. Reserva também no River do Piauí em 2014, com apenas 14 jogos. Só foi ser titular, e dos bons, em 2015, com 45 jogos no gol do Confiança do Sergipe. Virou realidade, se destacando nacionalmente no Ceará de 2016 a 2018, com total de 194 jogos.
No final de 2018 entra na vida do goleiro Everson o técnico Jorge Sampaoli, que no comando do Santos dispensou Wanderley, goleiro de Seleção Brasileira, confiando à Everson, o gol santista na temporada de 2019. Foram 52 jogos. Sampaoli, no começo da pandemia do Covid-19, em janeiro de 2020 dispensa o goleiro Rafael e leva pro Galo o destaque do Brasil.
Everson deu resultado imediato: um ano depois ganhou o Brasileirão, a Copa do Brasil e semifinalista da Libertadores, já sob o comando do técnico Cuca. Naquele mágico 2021, Everson inclusive foi convocado uma vez para a Seleção Brasileira. Quatro anos depois, ele reencontra Jorge Sampaolli, numa situação inusitada: o Galo de hoje não é nem sombra daquele timaço campeão de quase tudo em 2021. Em contradição o time nesse período, Everson é, praticamente,é o único que se salvou e mais ainda, salvou o Galo.
Jogando em altíssimo nível nesses 338 jogos do Galo até hoje, Everson neste 2025, tem um papel adicional: salvador da pátria atleticana. Ex-técnico Cuca entregou um time com terra arrasada à Sampaolli, tendo como resultado um péssimo campeonato brasileiro e a Sul-Americana à trancos e barrancos. Com todo o time abaixo do esperado, o goleiro atleticano funciona como “a última fortaleza” para evitar a catástrofe. É fato que se não fosse suas belíssimas atuações em quase todos os jogos, o Atlético Mineiro estaria na zona de rebaixamento do Brasileirão e não teria chegado à final da Sul-Americana. É o único a se salvar de toda a temperada 2025, o chamado “Santo Everson”









