Na noite desta quarta-feira (12), a CBF divulgou a lista dos convocados para a Seleção Brasileira sub-15 que vai disputar a Copa 2 de Julho, em Salvador, na Bahia, no próximo mês. A apresentação dos atletas está marcada para o dia 25 de junho, já em Salvador. Os participantes e seus grupos, além dos detalhes dos jogos, ainda serão divulgados; todos os treinos e partidas da Seleção serão no estádio de Pituaçu.
Com três convocados, o Galo fica atrás apenas do São Paulo, com quatro atletas chamados para o torneio, na lista de clubes com mais jogadores na Seleção sub-15. Santos, Palmeiras e Fluminense também tem três representantes.
A última competição sub-15 disputada pelo Brasil foi o Quadrangular Internacional, em outubro de 2023, no Paraguai. A Seleção, que se sagrou campeã, contava com o meio-campista atleticano Índio, titular no torneio.
O Galo é o atual campeão da Copa 2 de Julho. Na última temporada, a equipe comandada por Henrique Teixeira venceu o Flamengo na decisão, por 3 a 0. Foi durante a disputa deste torneio que o Atlético observou e captou o atacante Gabriel Veneno, ainda com idade inferior a categoria do campeonato. Hoje o garoto de Ilhéus é um dos destaques do Galo e volta ao seu estado vestindo a camisa do Brasil.
Os três conquistaram, em março, a Coffee Tournament Sub-15, competição disputada em Manhuaçu, organizada pelo Boston City Brasil. Na ocasião, o atacante Gabriel Veneno foi eleito o craque do campeonato. Veneno também fez parte da conquista do Campeonato Mineiro Sub-15 de 2023 e da Copa Brasileirinho Sub-16 de 2024, jogando na categoria acima de sua idade.
Gomide (Foto: CBF)Vieira (Foto: CBF)Gabriel Veneno (Foto: CBF)
Guilherme Vieira Cruz é natural de Rio Verde, Goiás. O zagueiro, nascido em 27/02/2009, chegou ao Galo em 2022. Ele é o capitão da equipe.
Arthur Gomide Araújo é natural de Trindade, Goiás. O meio-campista, nascido em 08/06/2009, chegou ao Galo em 2022.
João Gabriel Castro Santos, o Gabriel Veneno, é natural de Ilhéus, Bahia. O atacante, nascido em 16/07/2009, chegou ao Galo em 2023. Ele tem este apelido pois, quando mais novo, foi picado por uma cobra e perdeu parte do seu dedo anelar direito. Apesar do incidente, João Gabriel adotou o apelido e o carrega com tranquilidade.