Por Oliveira Lima
Atlético Mineiro manteve a escrita sobre o São Paulo, ao vencer o jogo de ida das quartas-de-finais da Copa do Brasil, por 1×0, gol já nos acréscimos, do volante transformado em zagueiro, Bataglia. O palco foi o Morumbi, e pouco importa isso, pois o Galo impõe ao tricolor um tabu interessante: Não perde há quase 4 anos, agora totalizando 8 jogos, com 5 vitórias e 3 empates.
E esta vitória é crucial às pretensões atleticanas de conquistar novamente o caneco, que ganhou deforma brilhante em 2021, ano de ouro do clube. Nem vai precisar ganhar o jogo da volta, dia 12 de setembro, em sua Arena em BH, para garantir vaga às semifinais, contra o vencedor do confronto entre Vasco e Athético Paranaense, confrontos marcados para o mês de outubro.
Convenhamos que Atlético ou São Paulo são favoritos em qualquer ocasião diante de Vasco e Furacão. Como o Galo tem o empate à seu favor diante do São Paulo e vai decidir em casa, a chance do time de Gabriel Milito ir às finais é muito grande, em jogos marcados para os dias 3 e 10 de novembro. Se do lado A da tabela há este favoritismo, do lado B o caminho está muito aberto ao Flamengo, que venceu como visitante ao Bahia em Salvador e tem o empate favorável no Maracanã.
Convenhamos que o Flamengo é muito favorito diante de Corinthians ou Juventude numa semifinal e se projeta o maior clássico nacional na final da Copa do Brasil: Atlético x Flamengo, com o Galo podendo ser tri, já que conquistou em 2014 e 2021 e Mengão podendo chegar ao penta, pois ganhou em 1990, 2006, 2013 e 2022. Os dois(Atlético e Flamengo) ganharam a ida das quartas como visitantes, podendo ter encontro marcado para o dia 10 de novembro na final da Copa do Brasil.