Amarelão, tremedeira, apagão, pode-se escolher estes e quaisquer outros adjetivos para descrever a maior pipocada(outro adjetivo) que está às portas do Botafogo de Futebol e Regatas, prestes a bater campeão brasileiro pela terceira vez na vida. Botafogo fez o melhor primeiro turno da história dos pontos corridos e esticou a campanha memorável por mais 2 rodadas. O paraíso foi até a 21ª rodada. Da 22ª pra cá tudo virou um inferno, que pode combinar com a perda do título, que já estava ganho.
O paraíso começou no dia 15 de abril, quando o Botafogo inicia o campeonato vencendo por 2×1 do São Paulo. São 5 jogos iniciais com 5 vitórias, assustando os até então favoritos Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro. Seguem-se 4 jogos com 2 vitórias e 2 derrotas, e por fim enfileira 6 vitórias seguidas. Sendo assim, chega à 15ª rodada com 11 vitórias, 2 empates, 2 derrotas e um aproveitamento de 86%,um dos mais altos dos Brasileiros. Segue adiante com 3 vitórias e 3 empates, completando o ciclo de vitórias. Fechou em 51% de aproveitamento.
22ª rodada vai marcar o começo do inferno botafoguense, quando perde a primeira partida em casa, e foi pro Flamengo no dia 02 de setembro. Já são 10 jogos com apenas 2 vitórias, 2 empates e assustadoras 6 derrotas. De 30 pontos ganhou só 8, aproveitamento de apenas 26%, índice de rebaixamento. Após perder para o Cuiabá, também em casa, veio a primeira “decisão” contra o Palmeiras. Era só não perder o jogo! E ganhar do Palmeiras então simbolizava praticamente “ser campeão”. Enrega a rapadura no segundo tempo, saindo de um 3×0 para o reverso de 4×3, dando vida ao Palmeiras e para quem vem atrás, casos de Bragantino, Grêmio e Atlético Mineiro. Desses, 2 são seus concorrentes em confrontos diretos; Grêmio no dia 09 no campo do Vasco e em seguida, o Bragantino em Bragança.É esperar pra saber se o botafogo muda de cor ou se continua amarelando. Chance de ouro como a deste ano pra ser campeão o Botafogo nunca mais terá.
Por Oliveira Lima