Time que é Campeão entra para a história! Não importa a qualidade deste ou daquele. Ninguém na história do Botafogo pode se comparar à Mané Garrincha, pois acima do Anjo das Pernas Tortas, só mesmo o Rei Pelé. Do “Esquadrão Imortal”, que durou de 1957 a 1964, que foi um dos melhores times da história do futebol brasileiro e que ganhou tudo naquela época, passando pelo Fogão Campeão da Taça Brasil de 1968, pelo Bota Campeão Brasileiro de 1995, este Botafogo de hoje também pode ser campeão Brasileiro e fazer história.
O “Esquadrão Imortal” que durou 7 anos, foi “só” a base da Seleção Brasileira campeã da Copa da Suécia em 1958, claro ao lado do Santos do jovem Pelé. O Esquadrão tinha Mané Garrincha. Na copa do Chile em 1962, com Pelé machucado e fora, o Botafogo era a metade da Seleção Brasileira bi-campeã. 5 titulares e mais 3 reservas. Do ataque daquela época, composto por 4 atletas, só Vavá não era do Bota, era do Palmeiras. Além de Garrincha, Amarildo e Zagalo, tinha também o meio-campista Didi, além da enciclopédia Nilton Santos na lateral-esquerda.
Voltando ao Botafogo em si:
eis o time do “Esquadrão Imortal” de 57 a 64: Manga,/ Joel, Jair, Tomé e Nilton Santos/ Pampolini e Didi/ Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagalo. Os técnicos no decorrer do tempo: João Saldanha, Paulo Amaral, Marinho Rodrigues e Geninho.
Eis o time Campeão da Taça Brasil de 1968; Manga/ Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Valtecir/ Carlos Roberto e Gerson/ Rogério,, Jairzinho, Roberto e Paulo Cesar Caju. Técnico era Gerson dos Santos.
O time campeão Brasileiro de 1995; Wagner/ Wilson Goiano, Gonçalves, Wilson Gotardo e André Silva/ Jamir, Leandro, Beto e Sérgio Manoel/ Donizete Pantera e Túlio Maravilha, do técnico Paulo Autuori.
Já o Botafogo deste ano que pode ser Campeão Brasileiro, só terá sua escalação imortalizada, se for Campeão deste ano!
Por Oliveira Lima