O Botafogo poderia ter sido campeão ontem do Brasileirão 2023 se tivesse vencido o Grêmio, em São Januário.E de forma inacreditável, perdeu pela segunda vez seguida após estar vencendo de 3. Já fora assim diante do Palmeiras em um 3×4, depois de 3×0. Ontem vencia o Grêmio por 3×1 no comecinho do segundo tempo e tomou de novo a virada: 3×4.
A rodada estava toda para o Botafogo: o até então vice líder Plameiras perdeu para o Flamengo: o 3º Bragantino perdeu para o São Paulo e o adversário dele, Botafogo, era o Grêmio, o 4º colocado. Era só ganhar o jogo e botar a mão na taça. É só fazer as contas caso tivesse vencido. Com 1 jogo a mais para fazer, ficava mais fácil ainda. Teria colocado 3 pontos sobre o Palmeiras, que poderia ter virado 6, pelo jogo que tem a mais. Colocaria 4 em cima do Bragantino, que poderiam se tornar 7. Colocaria sobre o Grêmio 6 pontos,, que se tornariam 9. Sendo assim, falando 5 rodadas, já poderia agora estar gritando agora que “é campeão”
Agora com tudo embolado e em crise emocional latente, o Botafogo perdeu praticamente o campeonato. Tem concorrentes fortes; Ele com 59, estagnado. Grêmio vice líder também com 59, Palmeiras de 3ª outro coim 59, Bragantino em 4º com 58, Flamengo com 56 e até o Galo com 54 estão no páreo. Lembrando que Botafogo, Bragantino e Flamengo têm 1 jogo a mais para fazer.
Um abaladíssimo sistema emocional destroçado, com incríveis últimos 12 jogos em que perdeu 8, empatou 2 e ganhou só 2, e acumulando 4 derrotas seguidas e duas últimas de viradas após fazer 3 gols, é impossível acreditar que o Botafogo vai reagir e bater campeão. 13 pontos de gordura jogados fora. Botafogo fez história, mas negativa e que ninguém vai esquecer.
Por Oliveira Lima