Por Oliveira Lima
A disputa do ouro olímpico para o futebol feminino, será neste sábado, entre Brasil e Estados Unidos, às 12 no Estádio Parque dos Príncipes, que pertence ao PSG, bem na região central de Paris. Brasil veio de uma péssima campanha na fase de grupos, com vitória de 1×0 na estreia contra Nigéria e derrotas de 2×1 para o Japão e 2×0 para a Espanha. Só se classificou às quartas de final por conta da vitória dos EUA (que ironia!) sobre a Austrália. Brasil foi na condição de segunda melhor campanha dentre os 3 terceiros colocados. As americanas fiaram em primeiro lugar no grupo delas, com três vitórias: 3×0 Zâmbia, 4×1 Alemanha e 2×1 Austrália.
Já no mata-mata, o Brasil cresceu muito e jogou o melhor futebol até agora:1×0 nas donas da casa, a França e o banho de bola sobre a Espanha(atual campeã olímpica, mundial e da Nations). Chega motivadíssima a esta final contra os Estados Unidos, que no mata-mata, derrubaram o Canadá nos penais por 4×2 e depois a Alemanha de1x0 na prorrogação, ou seja, não venceram no tempo normal.
Histórico da Seleção Brasileira mostra o penoso bi vice olímpico de Atenas em 2004 e Pequim em 2008, exatamente diante das norte-americanas e em Copas do Mundo, o Brasil foi 3º em 1999 nos Estados Unidos e amargou o vice-campeonato diante da Alemanha em 2007 na China. Adversárias do Brasil neste sábado na luta pelo ouro olímpico de Paris são as americanas, a maior potência mundial do futebol feminino.
Nenhum país do mundo investe mais do que eles. O domínio norte-americano é impressionante: Ganharam 4 das 7 edições dos jogos olímpicos e mais 4 das 9 edições de Copas do Mundo. Primeira conquista olímpica veio em 1996 em Atlanta. Depois conquistou o tri direto: 2004 Atenas, 2008 Pequim e 2012 Londres. Mas já são 12 anos de hiato, pois ficaram fora do pódio em 2016 no Rio e bronze de 2020 em Tóquio. Copa do Mundo: Campeãs em 1991 na China, 99 em casa, 2015 no Canadá e 2019 na França. Assim o reinado norte-americano é absoluto. Este é o tamanho do desafio da Seleção Brasileira Olímpica neste sábado em Paris.