Por Oliveira Lima
O mais equilibrado e difícil campeonato de futebol do mundo começou e com pelo menos três indicações: as certezas de quem vai brigar pelo título, várias decepções e um grande sinal de alerta. A certeza de quem os três principais times do Brasil têm tudo para continuar dominando o caminho do caneco. Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro dão todos os sinais de que sai deles o time campeão. Aliás Flamengo e Palmeiras mandam no Brasileirão desde 2018, pois nestes últimos seis anos, cada um ganhou dois campeonatos e o Galo foi quem furou a lista, ao vencer um.
É só o começo,, mas o Flamengo dá mostras do seu poderio, ao conseguir virar líder da competição, o que não acontecia há 115 rodadas. Na segunda fechou na liderança o que não acontecia desde a última rodada de 2020, quando foi campeão. Hoje divide em pontos a liderança com o Bragantino ,perdendo no critério de desempate. Já o Galo tá chegando, hoje apenas dois pontos atrás e mostrou contra o Cruzeiro a sua capacidade. O Palmeiras começa meio claudicante, mas tem apenas 4 pontos atrás e muita bola pra jogar ainda. Mais cinco times times podem levar o caneco e tirar o domínio triplo que existe desde 2018: Athético Paranaense, a dupla Grenal, o Flu e o São Paulo, esperançoso com a chega de Luís Zubeldia.
Esta turma é credenciada ao título e vagas à Copa Libertadores. Já a turma de baixo a luta é contra o rebaixamento e quem se salvar pode ir à Sul-Americana. Evidentemente que os que subiram da B para a A, Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético Goianiense são favoritos à queda. Os emergentes, Bragantino, Fortaleza, Bahia e Cuiabá estão de olhos abertos. Os grandes em reconstrução podem se preocupar: Cruzeiro, Vasco e Botafogo. E um grande com um enorme sinal de alerta: O Corinthians tem hoje todos o requisitos para cair à Serie B. O início dele é preocupante.