Por Oliveira Lima
Vai começar nesta 4ª feira, 24 janeiro, o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, o de n.º 109 e com título que chama a atenção: o de menor estadual do Mundo. Do Brasil é fato. Do mundo também, pois não existem campeonatos regionais em lugar nenhum no planeta. Menor não em importância e tudo mais, mas sim no seu tempo de disputa, ou número de rodadas.
São 12 equipes, como na maioria dos Estaduais nos grandes centros do futebol brasileiro, mas bem encurtado em data, ou seja, no número de jogos. Em outros Estaduais com 12 times, geralmente os times se enfrentam na primeira fase, com 4 se qualificando às semis e finais, totalizando 15 rodadas. Foi assim em Minas no ano passado. Mas este ano ele foi mais encurtado ainda, com o suprimento de 3 rodadas.
Fácil explicar; É que na primeira fase, um time não enfrenta mais todos os outros 11 adversários e sim 8. Os times foram divididos em 3 grupos de 4 e não haverá confrontos entre eles nos seus grupos. Eles vão jogar contra os times dos ouros 2 grupos, pegando então 8 adversários. O 1º de cada grupo, mais o 2ºmelhor geral passam às semifinais, com ida e volta. Quem passar vai às finais, também em dois jogos, somando então 12 rodadas.
Desde que os clubes entenderam que estes Estaduais incham o calendário e agora passou até mesmo a “comer” o período de pré-temporada, o Campeonato Mineiro virou uma espécie de modelo para os demais, para atender o tal calendário. Sempre foi avante em termos de encurtamento do prazo. Esta sacada deste ano é o novo caminho. Resta saber qual será a próxima.