O jurídico do Atlético trabalha para que os documentos entre Gustavo Scarpa e o Galo sejam assinados o quanto antes para o anúncio do primeiro reforço de 2024. A negociação se arrastou nos últimos meses, teve concorrência do Flamengo e um trabalho de convencimento do jogador para retorno ao Brasil.
Foi apurado que o valor fechado entre Galo e Nottingham Forest é de 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 26,7 milhões e que serão pagos parcelados) . O valor do salário do jogador também não ultrapassa o teto estipulado pelo clube mineiro. O contrato será de quatro anos.
Na primeira investida do Galo para ter o jogador no início de novembro, o clube chegou a ouvir que Scarpa queria permanecer na Europa na expectativa de fazer uma temporada. A negociação esfriou. Mas, o Atlético não desistiu.
Felipão chegou a ligar diretamente para o jogador dizendo que contava com o atleta para 2024. O técnico trabalhou com o jogador no Palmeiras e conhece bem o meia. A chance de uma titularidade no Galo é grande. O fato de o Galo também ter procurado Scarpa, antes, pesou na decisão do jogador.
O trabalho de convencimento também precisava ser feito junto ao Nottingham Forest, clube inglês que tem os direitos econômicos. O Galo conseguiu chegar a um valor dentro da realidade e do esperado pelo clube para a negociação. Na compra junto ao Palmeiras, no fim de 2022, o clube inglês não desembolsou nenhum valor já que Scarpa estava em fim de contrato, e saiu de graça.
O interesse do Flamengo também preocupou o Atlético em meio às conversas. Foi apurado de uma fonte que o fato do time ter condições financeiras melhores poderia fazer o clube inglês aumentar a pedida pelo jogador. No Flamengo, Scarpa teria uma concorrência maior também no elenco.
O clube espera a assinatura do contrato para anunciar de forma oficial. Enquanto isso, o clube não comenta sobre o negócio. A última partida de Scarpa foi no dia 12 de novembro, pelo Olympiacos, time grego no qual estava emprestado.
Pelo Nottingham Forest, foram apenas 10 jogos até ser emprestado para o Olympiacos, da Grécia. No futebol grego, foram somente 11 partidas, sem gols ou assistências.