Por Oliveira Lima
Começa nesta quinta-feira a Copa América 2024, que pela promessa da Conmebol, será de 4 em 4 anos. Sede, os EUA, um dos três países que irão sediar a próxima Copa do Mundo em 2026. Com 16 seleções dos três continentes americanos, agora sim vai dar razão ao nome: Copa América. 10 sul-americanas (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Venezuela). Do Norte (EUA, Canadá e México) e da Central/Caribe( Jamaica, Panamá e Costa Rica). Na fase de grupos, são 4 de 4, passando primeiro e segundo diretamente às quartas de final. Favoritos são(e de longe Brasil e Argentina). Qualquer outra seleção é muita zebra.
ASTROS E DESPEDIDAS
Uma Copa com cara de despedidas: Como a próxima será em 2028, é certo que Messi, Suarez, mais veteranos, devem jogar a última. Quem já anunciou a despedida é o argentino Di Maria. Aliás vai se despedir da Seleção Argentina, sendo o primeiro jogador Campeão do Mundo no Catar a deixar a seleção. Além dessas estrelas que irão brilhar na competição, o mundo vai olhar para o colombiano Luiz Diaz (que joga no Liverpool) e o brasileiro Vini Jr, do Real Madrid. Tem mais gente, mas estes são os principais.
DE OLHO NOS MENINOS
Uma Copa América de muita gente nova e de qualidade. São craques e todos jogam na Europa, nos grandes times do mundo. Desses jovens, o de maior expectativa é o argentino Guarnacho, que atua o Manchester United. Filho de pai espanhol e mãe argentina, nasceu na Espanha e nunca morou e nem jogou na Argentina. Tem 19 anos apenas e pra muita gente é o substituto de Di Maria. O Equador tem dois jovens muito talentosos. Um de 17 anos, vendido ao Chelsea recentemente. Trata-se do atacante Paez, uma verdadeira joia. Outra joia já é realidade no próprio Chelsea: Moises Caicedo, comprado por 780 milhões de reais, jogador jovem mais caro do mundo. Vendido à peso de ouro, o Brasileiro Endrick, depois da Copa, irá se apresentar ao Real Madrid, que o comprou junto ao Palmeiras por 444 milhões de reais. Tem só 18 anos. E mais velhinho desses jovens é o uruguaio Pelistre, de 22 anos, que até jogou uma Copa do Mundo. Dá pra olhar ainda para o paraguaio Enciso e o venezuelano Martínez. O futuro está na Copa América e os astros em despedidas.