Por Oliveira Lima
Desde que a CBF recolocou os grandes clubes na Copa do Brasil, em 2013, que uma ordem é obedecida na Copa do Brasil: os times medianos nunca mais serão campeões. Foi há 11 anos que os grandes do futebol brasileiro conseguiram enxergar o tamanho e importância da mais integrada das competições da América. Antes, num calendário sempre apertado, a CBF impediu que os times que estivessem jogando a Copa Libertadores não jogariam no mesmo ano a Copa do Brasil. Este período durou de 2001 a 2012. Com isso se aproveitaram os times menores, como o Santo André em 2004, chegando a final e surpreendendo o Flamengo no Maracanã e o ano seguinte o Paulista de Jundiaí, também chegando a final e ganhando do Fluminense. Três anos depois o Sport desbanca o Corinthians. Em 2011 e 2012 o Coritiba chega à final, mas perde para Vasco e Palmeiras.
Há exatos 15 anos, que só da time grande campeão. Último mediano a vencer foi o Sport em 2008 E com os grandes de volta, sempre fizeram as finais, dando brecha nenhuma aos pequenos. Pra se ter ideia, de 2013 pra cá, em 11 anos, apenas 3 times pequenos chegaram e perderam as semifinais: Goiás em 2013, América em 2020 e Fortaleza em 2021.
TIMES MENORES APENAS NA HSTORIA
Ficarão na memória dos seus torcedores, os times menores campeões da Copa do Brasil. O primeiro foi o Criciúma em 1991, na 3ª edição da competição, dirigido por Luís Felipe Scolare, batendo o Grêmio na final. Em 1999, o Juventude derruba o Botafogo no maior público da história da competição, 101 mil torcedores no Maracanã, com o atacante Márcio Mexerica como destaque. Maracanã é novamente palco da final, em que o Santo André desbancou o Flamengo, numa atuação de gala de Sandro Gaúcho, sob comando de Péricles Chamusca. Deu zebra no ano seguinte, 2005, com o Paulista de Jundiaí novamente no Maracanã ganhando o titulo do Fluminense, num 0x0. Paulista de Wagner Mancini como treinador e os reservas Victor e Rever, que depois seriam campeões da Libertadores com o Atlético Mineiro. E o último herói: o Sport Recife, de 2008, bateu o Corinthians em casa, com o ponta Marinho como herói. Todos esses ficarão somente para a história.