Em um clássico muito ‘pegado’ e marcado por grande público no Mineirão, que contava apenas com torcedores celestes, Cruzeiro e Atlético ficaram no empate de 0 a 0 no Mineirão, na noite deste domingo (18), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time celeste subiu para a terceira colocação do Brasileiro, com 17 pontos. Já o Atlético, com 13, está em nono lugar.
O Cruzeiro começou pressionando, arriscando logo de cara em chutes de fora com Kaio Jorge e Wanderson. O Atlético, por sua vez, se posicionava para tentar encaixar um contragolpe.
Como esperado, o clássico começou truncado, com muitas faltas ou entradas mais duras, como lances de Fagner em Rubens e Fabrício Bruno em Rony.
Mesmo com o Atlético tendo posse de bola um pouco maior, o Cruzeiro tinha amplo domínio, empilhando finalizações a gol. Christian e Villalba tiveram boas oportunidades.
A situação para o Atlético ficou ainda pior quando, aos 16 minutos, Arana, que voltava ao time, sentiu uma contusão e teve que ser substituído por Gabriel Menino.
O primeiro lance de maior perigo veio aos 24 minutos: Fagner cruzou rasteiro, Kaio Jorge ganhou a disputa e a bola sobrou para Wanderson finalizar, mas Everson fez boa defesa. A Raposa ainda ficou no ‘quase’ quando Lucas Silva acertou o travessão, aos 39 minutos, após uma saída rápida de contra-ataque.
O primeiro – e único – chute a gol do Atlético foi aos 44 minutos, com Rony, pela direita, em chute cruzado, que Cássio defendeu sem maiores problemas.
Na volta do intervalo, Cuca promoveu a entrada de Patrik no lugar de Igor Gomes, para tentar deixar o Atlético com mais poder de marcação, mas o que se viu foi quase um ‘replay’ da primeira etapa.
O Cruzeiro seguiu pressionando o adversário e tendo mais oportunidades de gol. E o Atlético se viu ainda mais acuado quando Lyanco foi amarelado. Como Alonso também já tinha recebido cartão, Cuca optou por retirá-lo para mandar Vitor Hugo a campo.
Apesar da pressão, o Cruzeiro passou a ter mais dificuldades para finalizar. A primeira grande chance foi com Villalba, de fora da área, mas para boa defesa de Everson.
Com o ritmo do jogo em queda, os treinadores começaram a promover mais substituições, mas o quadro permaneceu inalterado. A única ‘mudança’ foi o fato de o Atlético ter conseguido seu primeiro escanteio na partida.
O Cruzeiro ainda teve uma última oportunidade com Bolasie, mas novamente Everson apareceu bem para evitar o gol no Mineirão. No apagar das luzes, Júnior Santos também apareceu na cara de Cássio, mas finalizou mal. Assim, o 0 a 0 persistiu no placar.
Diante de mais de 61 mil pessoas, Cruzeiro e Atlético ficaram no 0 a 0, na noite deste domingo, no Mineirão. A partida fechou a nona rodada do Brasileiro. Na melhor chance do primeiro tempo, Lucas Silva acertou o travessão de Everson.Na segunda etapa, apesar da pressão cruzeirense, Júnior Santos desperdiçou oportunidade de colocar o Galo em vantagem nos minutos finais. Mesmo com o empate, a Raposa sobe na tabela. O Atlético cai duas posições na classificação do campeonato.
Com o resultado, o Cruzeiro aparece em terceiro lugar, com 17 pontos, cinco atrás do líder Palmeiras e superando o Bragantino pelo saldo de gols. O Atlético ocupa a nona posição com 13 pontos, ficando atrás de Corinthians pelo número de vitórias.
Com o resultado, o Atlético amplia a série invicta diante o rival para seis clássicos no Mineirão. Nas últimas partidas, o Galo conquistou quatro vitórias e dois empates diante da Raposa, no Gigante da Pampulha. Em termos de Brasileirão, o Cruzeiro não derrota a equipe alvinegra, como mandante, desde 2013.
Na próxima quarta-feira, às 21h30, o Atlético enfrenta o Maringá, na Arena MRV, decidindo vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na quinta-feira, em Goiânia, o Cruzeiro visita o Vila Nova, tentando se classificar na competição.
No próximo sábado, às 21h, na Arena MRV, o Atlético recebe o Corinthians. No domingo, às 20h30, no Castelão, o Cruzeiro enfrenta o Fortaleza, na capital cearense. Os dois jogos são válidos pela décima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.