O Cruzeiro escreveu mais um belo capítulo em sua história multicampeã. Na noite deste sábado, o Maior de Minas foi até a Arena MRV e derrotou o Atlético Mineiro por 2 a 0. Com gols do zagueiro Zé Ivaldo e do jovem atacante João Pedro, o Cruzeiro venceu com autoridade e cravou a marca de dois triunfos consecutivos nos dois clássicos já disputados no estádio do rival. O duelo foi válido pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro.
Assim como no primeiro clássico disputado na Arena MRV na história, vencido pelo Cabuloso em outubro do ano passado, o time celeste se agigantou no território atleticano. Com uma atuação bastante sólida, a equipe comandada pelo técnico Nicolás Larcamón soube anular os pontos fortes do adversário, além de demonstrar muita garra e espírito coletivo para construir a boa vitória. O clássico desta noite, aliás, foi o primeiro de Larcamón no comando do Cruzeiro.
O clássico da fase classificatória do Campeonato Mineiro começou equilibrado. Porém, a primeira grande chance do jogo foi do Atlético-MG. Aos 15 minutos, em contra-golpe, Paulinho fez jogada individual e ficou cara a cara com Rafael Cabral. Porém, o goleiro cruzeirense cresceu de forma impressionante e fez uma espetacular defesa para salvar o time celeste.
O Cruzeiro respondeu aos 21 minutos. Em boa jogada individual, Arthur Gomes fez dribles desconcertantes e disparou um chute de fora da área, mas a bola passou ao lado do gol. Aos 27, o Cabuloso chegou de novo, desta vez com Matheus Pereira. O camisa 10 pegou um rebote e arriscou de fora da área, mas a bola também saiu pela linha de fundo.
Contudo, a tônica do primeiro tempo foi o equilíbrio de forças entre as duas equipes. O jogo ficou mais cadenciado em vários momentos, sem um domínio claro de nenhum dos times. Aos 40 minutos, o Atlético-MG teve oportunidade em cobrança de falta de longe, mas o goleiro Rafael Cabral, bem posicionado, defendeu a finalização de Hulk. Já aos 44, Matheus Pereira pegou mais um rebote da defesa atleticana e chutou forte de primeira, mas viu a bola passar sobre o gol. Com isso, o primeiro tempo encerrou-se com o 0 a 0 no placar.
No segundo tempo, o Atlético-MG se lançou ao ataque nos minutos iniciais, mas encontrou um Cruzeiro bem postado em quase todos os momentos. Aos 25 minutos, em nova cobrança de falta de longe, Rafael Cabral voou no canto e espalmou o forte chute disparado pelo atacante Hulk.
A partir dos 30 minutos, sem conseguir se impor sobre o Cruzeiro, o rival passou a dar espaços e o Cabuloso soube aproveitar. Aos 36, Matheus Pereira cobrou escanteio fechado, a defesa atleticana rebateu para fora da área, e Marlon pegou o rebote. O lateral cabeceou de primeira, buscando o meio da área e encontrou Zé Ivaldo totalmente livre. O zagueiro celeste testou com perfeição para o fundo do gol, colocando o Cruzeiro na frente!
O rival até tentou reagir, mas, três minutos depois, o cria João Pedro deu aulas! Após escanteio para o Atlético-MG, Matheus Pereira afastou, João Pedro pegou a bola ainda no campo de defesa e, com bastante velocidade e inteligência, deixou três marcadores pra trás e finalizou com maestria, deixando o goleiro Everson ao chão. 2 a 0 para o Cabuloso!!!
O segundo gol causou uma convulsão geral no estádio, acontecendo algumas tentativas de invasão de campo por parte de torcedores do Atlético-MG. Superado esse momento, o Cruzeiro administrou a vitória parcial nos minutos finais e ainda viu o goleiro Rafael Cabral fazer milagre ao defender um cabeceio que iria na gaveta, já aos 50 minutos do segundo tempo.
Com o excelente resultado, o Cruzeiro chega a sete pontos em três rodadas disputadas neste Campeonato Mineiro. O time celeste assume a liderança do grupo A, superando o Tombense no saldo de gols. O Cabuloso volta a campo na próxima sexta-feira, véspera de Carnaval, às 16h30. Pela primeira vez no Mineirão na atual temporada, o Cruzeiro receberá o Patrocinense pela 4ª rodada do estadual.
FICHA DA PARTIDA: Atlético-MG 0x2 CRUZEIRO
MOTIVO: Campeonato Mineiro – 3ª rodadaDATA: 03/02/2024LOCAL: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)ÁRBITRO: Paulo Cesar Zanovelli da Silva.ASSISTENTES: Felipe Alan Costa de Oliveira e Celso Luiz da Silva.ÁRBITRO DE VÍDEO: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira.GOLS: Zé Ivaldo, aos 36min do 2ºT, e João Pedro, aos 39min do 2ºT (Cruzeiro).ASSISTÊNCIAS – CRUZEIRO: Marlon, aos 36min do 2ºT, e Matheus Pereira, aos 39min do 2ºT.CARTÕES AMARELOS: Zé Ivaldo, Marlon e Arthur Gomes (Cruzeiro) / Mariano, Edenílson, Jemerson e Hulk (Atlético-MG).CRUZEIRORafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Ian Luccas) e Matheus Pereira (Rafa Silva); Robert (João Pedro), Arthur Gomes (Japa) e Juan Dinenno.
Técnico: Nicolás LarcamónATLÉTICO-MGEverson; Mariano (Saravia), Jemerson, Mauricio Lemos (Igor Rabello) e Guilherme Arana; Otávio, Edenílson, Zaracho (Igor Gomes (Alan Kardec)) e Gustavo Scarpa (Pavón); Paulinho e Hulk.
Técnico: Luiz Felipe Scolari————————Por Assessoria de ComunicaçãoFoto: Staff Images