Atuando fora de casa, mas com postura de mandante, o Cruzeiro não tomou conhecimento do Fortaleza e conquistou uma vitória segura por 2 a 0 na Arena Castelão, na noite deste domingo (25), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mostrando sintonia em campo, organização tática e eficiência nas finalizações, o time mineiro se aproveitou do momento instável do adversário para ampliar sua sequência invicta para nove partidas e se manter firme na briga pelas primeiras posições.
Com um início de jogo mais cauteloso, a equipe comandada por Leonardo Jardim gastou os minutos iniciais observando a estratégia do Leão. Assim que percebeu as brechas na defesa adversária, passou a dominar as ações ofensivas e criar as melhores chances, obrigando o goleiro João Ricardo a trabalhar bastante.
A pressão deu resultado aos 33 minutos da primeira etapa. Após jogada bem construída, Kaio Jorge apareceu na área para abrir o placar. Pouco tempo depois, aos 40, Lucas Silva ampliou, dando ainda mais tranquilidade ao Cruzeiro antes do intervalo.
Fortaleza melhora, mas Cruzeiro segura vantagem com autoridade
Na volta do segundo tempo, o técnico Juan Pablo Vojvoda tentou mudar o panorama da partida e promoveu alterações ofensivas na equipe do Fortaleza. O time cearense até voltou mais agressivo e levou perigo em alguns momentos, mas esbarrou na falta de precisão nas finalizações e na boa atuação defensiva dos mineiros.
Do outro lado, o Cruzeiro também criou oportunidades para transformar a vitória em goleada. A situação do Fortaleza ficou ainda mais complicada quando Pedro Augusto, que já tinha amarelo, acabou expulso aos 37 minutos do segundo tempo, após cometer falta dura.
Nos minutos finais, o time celeste administrou o resultado com inteligência, garantindo mais três pontos importantes na tabela do Brasileirão.
Situação na tabela e próximos desafios
Com o triunfo, o Cruzeiro chega aos 20 pontos e permanece na terceira colocação, muito próximo dos líderes, e com boa vantagem sobre o quarto colocado, Bragantino, que precisaria reverter um saldo de cinco gols para ultrapassá-lo na rodada.
A equipe volta a campo na próxima quarta-feira (28), às 21h30, no Mineirão, quando se despede da Copa Sul-Americana enfrentando o Unión, da Argentina. Pelo Campeonato Brasileiro, o próximo compromisso será no domingo (1º), às 19h30, contra o Palmeiras, novamente em casa.
Já o Fortaleza segue em momento delicado. Estacionado nos 10 pontos, ocupa a 16ª posição, flertando perigosamente com a zona de rebaixamento. O próximo desafio do Leão será na quinta-feira (29), pela Copa Libertadores, contra o Racing, na Argentina. No Brasileirão, volta a campo no domingo (1º), às 18h30, para enfrentar o Flamengo no Maracanã.