A temporada 2023 da categoria Sub-20 do Cruzeiro foi marcada pela integração da base com o elenco profissional, além do desenvolvimento individual e coletivo dos atletas. Fruto de um trabalho diário, os Crias da Toca conquistaram, neste ano, o Campeonato Mineiro e o título inédito da Copa do Brasil da categoria.
O triunfo no campeonato estadual, pelo segundo ano consecutivo, foi o 19º título do Cruzeiro na história da competição de base. O mais marcante, contudo, foi a conquista da Copa do Brasil, que resultou em um relevante recorde nacional: os Crias da Toca se consolidaram como os maiores campeões nacionais na categoria Sub-20.
A Raposa ganhou cinco vezes os torneios que, atualmente, são organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Foram quatro Campeonatos Brasileiros de base (2007, 2010, 2012 e 2017) e, agora, uma Copa do Brasil (2023).
Maior vencedor da Copa do Brasil no profissional, o Cruzeiro buscou o título inédito da competição na categoria Sub-20 contra o Grêmio, vencendo com dois gols do atacante Fernando, numa manhã de domingo (15/10). Por fazer a melhor campanha, os Crias da Toca puderam decidir o título em casa. E no Mineirão, diante da Nação Azul, o Cruzeiro bateu outro importante recorde, levando 14.143 torcedores Celestes ao estádio, configurando o maior público já registrado em partidas das categorias de base em solo mineiro.
Já no Campeonato Brasileiro, o primeiro título nacional da Raposa foi conquistado em 2007, em vitória na final por 1 a 0 contra o Internacional. Em 2010, o troféu foi levantado diante do Palmeiras, após empate no tempo normal e vitória nos pênaltis, por 4 a 2. A terceira conquista, em 2012, foi novamente em cima do Internacional, com triunfo por 2 a 1. Por fim, na última conquista do Campeonato Brasileiro, em 2017, o Cruzeiro empatou com o Coritiba no tempo normal em 1 a 1 e venceu por 7 a 6 nos pênaltis.
—
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro