Por Oliveira Lima
Um Campeonato Brasileiro que desde 2021 tem como favorito o trio Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro, exatamente os que ganharam os títulos de lá pra cá, e esse ano tem o Botafogo, livre do trauma emocional que lhe tirou o caneco ano passado, agora ao final do turno aponta surpresas. Sim, no plural, pois as campanhas de Fortaleza. Bahia e Cruzeiro chamam atenção.
Principalmente a do Cruzeiro, hoje ocupando a 5ª colocação, 1 ponto atrás do G4, onde estão Palmeiras e Fortaleza, e 4 atrás dos líderes Flamengo e Botafogo. Lembrando que deste bloco, Flamengo, Cruzeiro, e Fortaleza têm um jogo a mais pra fazer. Numericamente o Cruzeiro está com 35 pontos, 61% de aproveitamento, sendo 19 jogos, 11 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. É o segundo que mais venceu e o que menos empatou, ao lado do Vasco.
Dono da melhor campanha como mandante, 8 jogos com 8 vitórias e se vencer o jogo atrasado contra o Inter, será a primeira vez na história dos pontos corridos que um time ganha todos seus compromissos em casa. A vitória nesta última rodada, a 20ª, abrindo o returno, Cruzeiro goleou o líder Botafogo por 3×0 no Engenhão, tirando uma invencibilidade de 6 jogos, imponto ao time de Artur Jorge a pior derrota até então no campeonato.
Desta maneira o Cruzeiro não só confirma a sua condição de “maior surpresa” do Campeonato, como também se coloca finalmente como mais um candidato ao título. Inicialmente se colocou e foi apontado tão somente pela permanência sem dor na primeira divisão, com o passar das rodadas foi ganhando corpo e chegou ao final do turno encantando todo o Brasil. Foi uma surpresa!
Com técnico novato e com apenas 6 jogos como profissional, exatamente os seis últimos do Cruzeiro no final do Brasileirão do ano passado, Fernando Seabra se revelou usando um time ainda do ex-dono do clube, Ronaldo Fenômeno. Era o chamado time operário, ainda sem os sete reforços comprados pelo atual dono, Pedro Lourenço, Seabra mostrou toda a sua capacidade.
Há quatro rodadas, usa o goleiro Cássio, e há três, o meia Mateus Henrique, e há dois tem Lautaro, Kaio Jorge e Wallace, este ainda reserva. Faltam ainda o zagueiro Jonatham, vem compondo o banco, e o volante Peralta, na recomposição física. Os 3×0 no Botafogo qualificou o Cruzeiro como o futebol mais bonito até agora do campeonato e Seabra eleito o melhor técnico do 1º turno. Resta agora seguir este diapasão no returno, de olho no título. Melhor time e melhor treinador.